Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

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Por Fernando Castilho
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Fábrica da Jeep em Goiana se prepara para fabricar o novo Jeep com sete lugares

Jeep pode aproveitar o dia 4 de abril, o dia 4×4, para apresentar o Compass 2022 no Brasil e anunciar o nome do seu maior e mais caro SUV nacional.

Fernando Castilho
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Publicado em 21/03/2021 às 12:35
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CAMUFLADO Novo SUV Jeep, que já está circulando em fase de testes, deve ter preço superior a R$ 250 mil - FOTO: MARLOS NEY VIDA/AUTOS SEGREDOS
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Existe uma certa agitação na planta da FCA em Goiana, onde já são fabricados os modelos Renegade, Compass e Fiat Toro, que apesar das características e públicos diferentes, são montados sobre uma mesma plataforma maximizando a utilização da planta da Jeep em Pernambuco: a data em que a fábrica começará a produzir o novo veículo da FCA (depois da fusão da FCA com a PSA - Peugeot / Citroen - os dois grupos usam agora o nome Stellantis). O primeiro Jeep de 7 lugares fabricado no Brasil já roda em testes no mesmo ritmo intenso que o novo Compass, mas ainda escondido. Isso mesmo: um carro bem próximo ao Compass, porém maior e com maior capacidade.

Existe uma informação no site de veículos (https://www.autossegredos.com.br/) que, ao que tudo indica, a Stellantis aproveitará o dia 4 de abril, o dia 4×4, para apresentar o Compass 2022 no Brasil e anunciar o nome do seu maior e mais caro SUV nacional.

Segundo o site, que é especializado em antecipar lançamentos, o novo Jeep nascerá do Projeto 598 e terá somente motor Turbo diesel em sua estreia. Comparado ao Compass, o novo SUV Jeep de sete lugares terá maior entre-eixos para facilitar o acesso aos bancos extras, o ganho no comprimento. Os jornalistas Leonardo Marrero e Marlos Ney Vida localizaram o novo veículo rodando em São Paulo.

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O motor será o 2.0 Turbo diesel e terá mais potência e torque, em relação ao atual, e continuará ligado ao câmbio automático ZF de nove marchas. Será maior, mais alto e mais comprido que o Compass. A tração será a 4×4 e o preço deve ser superior da R$ 250 mil.

A agitação da fábrica da Jeep é que, com o novo carro, a planta que já produziu 1 milhão desde que começou a funcionar, chegará no seu limite de uso, da forma como foi idealizada pelo engenheiro alemão Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina e vice-presidente mundial de Manufatura do grupo, o cara que implantou a nova fábrica em Goiana.

Numa visita ao Jornal do Commercio, em 2016, Ketter esclareceu que essa planta abrigaria um complexo industrial capaz de produzir sem modificações até quatro veículos de uma mesma plataforma.

Isso quer dizer que, como a plataforma é comum, até quatro carros podem ser feitos sem que ela precise parar. Hoje, a Jeep Goiana já faz três: Renegade, o primeiro, o Toro Fiat e o Compass. O novo veículo vai completar o ciclo tornando ainda mais produtiva a unidade.

O novo Jeep está sendo aguardado pela equipe da unidade de Goiana, pois ele será o que terá o maior volume de tecnologia embarcada. E entrará no mercado para disputar com os importados.

Para quem gosta de detalhes, o que se sabe é que novo Jeep será equipado apenas com o motor 2.0 turbodiesel Multijet II. O torque chegará bem próximo do limite de 44 kgfm suportado pelo câmbio automático ZF de 9 marchas.

Segundo especialistas, ele deve brigar com o Volkswagen Tiguan, p Mitsubishi Outlander e o Caoa Chery Tiggo 8. Mas no interior, já se sabe que o painel será compartilhado, mas com detalhes de acabamento exclusivos. A central multimídia também será a maior disponível na linha Compass com tela acima das 12 polegadas.

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Na semana passada, a Stellantis comemorou, discretamente, os cinco anos de sua fábrica no Nordeste brasileiro, em Goiana (PE), inaugurada em 28 de abril de 2015.

Essa fábrica, como se sabe, é considerada a mais moderna do Grupo Stellantis em todo o mundo, o Polo Automotivo Jeep, como é conhecido o complexo industrial, recebeu investimento total de R$ 11 bilhões (R$ 1 bilhão de fornecedores) para sua construção e agora está recebendo outros R$ 7,5 bilhões, também incluindo aportes que serão feitos por mais empresas que irão compor a cadeia local de suprimentos.

O novo investimento em Goiana faz parte do programa da Stellantis anunciado em julho do ano passado, quando a empresa informou que iria aportar R$ 14 bilhões em suas operações no País.

Na semana passada, também após a videoconferência com o governador Paulo Câmara, o CEO da Stellantis, Carlos Tavares fez sua primeira visita ao polo automotivo de Goiana desde a fusão que deu origem ao novo grupo o que reforçou as informações de que veio também ver o parque onde será fabricado o novo veículo da companhia.

Ele esteve acompanhado do COO da empresa para a América do Sul, Antonio Filosa, e do diretor de manufatura para a América do Sul, Pierluigi Astorino, e foi recebido por Juliana Coelho, Plant Manager da Jeep.

Juliana Coelho é líder do Polo Automotivo Jeep, primeira mulher a ocupar esse cargo no grupo. Ela comanda a planta Jeep que conta com 14.600 funcionários, incluindo o Parque de Fornecedores.

A engenheira química de 31 anos começou a trabalhar no Polo sete anos atrás, como especialista de pintura no primeiro time da planta. Em julho de 2020, ela foi promovida a plant manager e se tornou a primeira mulher a comandar uma fábrica automotiva na América Latina.

O Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco, responsável pela produção dos modelos Jeep Renegade, Compass e Fiat Toro, acaba de ser confirmado como o primeiro complexo industrial multi plantas carbono neutro da América Latina.

A chegada da Jeep em Pernambuco, especificamente na Mata Norte, região onde está instalada a fábrica, representou para a empresa uma grande oportunidade de impulsionar sua estratégia de sustentabilidade, lançando-se a novos desafios apresentados pelo território.

“Foi a chance de utilizar nosso conhecimento para atuar fortemente nos eixos de meio ambiente e de educação. Nesse sentido, fizemos um amplo diagnóstico e foram desenhados alguns projetos, sempre de forma integrada com a comunidade”, explica Luciana Costa, coordenadora de Sustentabilidade da FCA para a América Latina.

A Jeep encerrou 2020 na liderança do segmento pelo quinto ano consecutivo. No acumulado do ano, alcançou 5,7% de participação de mercado, tornando-se a quinta marca mais vendida no Brasil.

O Jeep Renegade está entre os cinco modelos mais vendidos no acumulado de 2021, com o equivalente a 4% das vendas totais nos meses de janeiro e fevereiro. O Compass soma 3% de participação de vendas.
Com o resultado, a marca avança na liderança do segmento de SUVs. Em fevereiro alcançou 22,5% nas vendas do segmento, totalizando 23,9% de participação no acumulado do ano.

A picape Fiat Toro também é destaque, com recordes no mercado desde o lançamento, com 3% até o momento. Junto com a Nova Strada, é responsável pelo recorde histórico da Fiat no segmento de picapes, com 57,8% de participação de mercado no último mês de fevereiro.

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