Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
Coluna JC Negócios

Brasil já é o 3º país que mais consome cerveja no mundo

Brasileiro cada vez mais consome cerveja e agora só ficamos somente atrás da China dos Estados Unidos.

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Fernando Castilho

Publicado em 09/05/2021 às 8:00 | Atualizado em 10/05/2021 às 7:56
O brasileiro gasta o equivalente a 16% do salário-mínimo com a "loirinha’. Mas tem gente gasta mais. - Foto: Unsplash

Um estudo divulgado pela plataforma de descontos cupomvalido.com.br que reuniu dados de pesquisas do Credit Suisse, Euromonitor e Statista revela que o Brasil se tornou o terceiro país que mais consome cerveja no mundo, ficando atrás somente da China dos Estados Unidos. Na frente da Alemanha e da Rússia.

Segundo o estudo, o brasileiro consome, em média, seis litros de cerveja por mês. E gasta, em média, R$ 46, por semana. Isso quer dizer que no mês, a cota de cerveja, na média, fica em R$184. Ou seja, o brasileiro gasta o equivalente a 16% do salário-mínimo com a “loirinha’. Mas tem gente gasta mais. Ao menos 9% dos pesquisados afirmaram que chegam a gastar R$ 101, por semana.

Leia mais: Sem Carnaval e com quarentena no verão, brasileiros beberam menos cerveja no início do ano

O estudo comprova o que o mercado já sabe. E confirma as marcas das cervejas preferidas pelos brasileiros cujo ranking é liderado pela Skol, a cerveja mais vendida no Brasil. A seguir vem a Brahma e, em terceiro, a Antarctica. Detalhe: As três marcas mais vendidas são da Ambev, que tem origem no Brasil e se tornou a maior cervejaria dop mundo.

Somente na quarta posição é que vem a Schin, hoje pertencente ao grupo Heinekene, e finalmente, a Itaipava do Grupo Petrópolis, em quinta posição.

A cerveja Heineken também está entre as mais preferidas, porém segundo avaliação do Credit Suisse, a diferença entre as cervejas preferidas e mais consumidas, pode ser explicada por falta de estoque e preços elevados, dois problemas recentemente citados pelos donos de bares.

CERVEJA - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

O estudo informa que o principal fator para escolha de uma marca em detrimento da outra, foi o sabor. O preço e o tipo da cerveja, entra em consideração, mas em segunda e terceira posição respectivamente.

Agora uma coisa chama muito a atenção. O brasileiro é fã da embalagem de vidro. Esse envase tem a preferência de 47% dos entrevistados. O Brasil que bebe muita cerveja em bar prefere também a embalagem de vidro de 600 ml. A cerveja em lata vem na segunda opção, com 39% da preferência.

O Brasil virou o terceiro consumidor do mundo num momento em que a China passou a consumir cerveja e isso mudou o cenário de consumo de cerveja no mundo.

A China, que é segundo país mais populoso do mundo, também é o que agora mais consome cerveja, com 27% do consumo mundial. Os Estados Unidos, que já forma líderes, ficam em segundo com 13%. O Brasil na terceira posição é responsável por 7% do consumo mundial.

Os chineses, assim como no Brasil, preferem marca identificadas com o país. Por isso no cenário mundial, a cerveja mais vendida é a Snow com 5,5% de participação de mercado. A segunda, também chinêsa, é a Tsingtao.

As marcas americanas Bud Light e a tradicional Budweiser, ambas de origem dos Estados Unidos, ficam na terceira e quarta posição.

Cervejas ranking - arte para web - JC IMAGEM

O Brasil aparece na quinta posição aparece a Skol, produzida apela Ambev (que, aliás, é a dona da Budweiser) com 2,1% de participação de mercado.

Um outro estudo, desta vez feito pela consultoria Kantar, revela que, em 2018, as cervejas puras malte se destacaram em larga escala ao registrarem crescimento de 81% em litros vendidos, enquanto as cervejas comuns tiveram apenas 2% de aumento no mesmo período.

O consumo de cerveja no Brasil já não é mais o mesmo de cinco anos. O consumidor está optando por cervejas especiais com sabores e estilos diferenciados em detrimento às cervejas tradicionais existentes no mercado. É claro que esse movimento ainda vai se arrastar por muitos anos, mas já é perceptível e atinge em cheio todas as indústrias de bebidas, sejam elas pequenas ou grandes.

Uma nova pesquisa divulgada pela consultoria Mintel revela que mais da metade (57%) dos entrevistados afirmam preferir beber pequenas quantidades de cerveja mais cara, em vez de grandes quantidades de cerveja de menor custo. Esse comportamento é mais perceptível entre os consumidores de maior poder aquisitivo, mas está mudando na base.

O consumo de cerveja está mudando no mundo e no Brasil. Os consumidores têm favorecido produtos de mais qualidade e que são menos prejudiciais à saúde, o que deve continuar afetando o mercado, especialmente o crescimento em volume.

Já o crescimento em valor pode ser atribuído ao fato de que os consumidores demonstram preferência em beber pequenas quantidades de cerveja cara, especialmente das puro malte, em vez de grandes quantidades de cerveja barata à base de milho.

Segundo, Daniel Magri, Brewer Chef e consultor cervejeiro, a cerveja puro malte é uma cerveja que é produzida somente com malte de cevada e de trigo. No Brasil, a lei permite que até 45% da cerveja pode ser feita de cereais não maltados.

O malte de cevada é o ingrediente mais importante na produção de cerveja, mas acontece que algumas são produzidas com adjuntos. Os adjuntos, que são os ingredientes alternativos ao malte, são utilizados com diversos objetivos, de acordo com o estilo da cerveja. Ao contrário do que a maioria pensa, ele não é um cereal por si, mas um produto que resulta de uma germinação artificial.

A Heineken e a Bavária Premium são alguns exemplos de cervejas puro malte, que são produzidas em grande escala no país, enquanto a Stella Artois inclui um percentual pequeno de milho entre seus ingredientes.

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Cervejas ranking - arte para web - JC IMAGEM

AS MELHORES CERVEJAS DO MUNDO

1. Guinness
Um dos primeiros xodós dos brasileiros que se arriscaram com cervejas importadas e mais encorpadas, a gigante da Irlanda é um dos símbolos mais fortes do setor. Reconhecida pela cor escura e alta fermentação, a Guinness é uma cerveja potente, alcoólica e amarga, sendo, em muitos casos, a porta de entrada para muitos consumidores que buscam bebidas de melhor qualidade.

2. Quilmes Cristal
A principal cerveja da Argentina é também uma das queridinhas dos brasileiros que visitam o país vizinho. Atualmente faz parte da Ambev, o que a torna relativamente fácil de encontrar. Reconhecida pela sua qualidade, a Quilmes é semelhante às nossas melhores cervejas populares, porém um pouco mais encorpada e com um sabor mais intenso.

3. Heineken
Extremamente difundida no Brasil, a cervejaria holandesa é uma das maiores do mundo e, atualmente, é a segunda maior do país. Com sua inconfundível garrafa verde, a Heineken é uma lager reconhecida por seu sabor amargo. Além disso, é uma das poucas cervejas consideradas populares que ainda não utiliza aditivos químicos e cereais não maltados na sua composição.

4. Budweiser
Outra cerveja sob o domínio da Ambev, a Budweiser chegou ao Brasil com toda a força da cerveja mais vendida no mundo. Como boa representante do mercado americano, trata-se de uma cerveja leve e muito parecida ao que estamos acostumados a beber por aqui – e talvez por isso tenha caído no gosto dos brasileiros.

5. Amstel
Outra holandesa na lista, a Amstel vem se popularizando rapidamente no país. Recentemente comprada pela Heineken, trata-se de uma pilsner com teor alcoólico equilibrado e sabor marcante. Refrescante, é uma excelente opção para quem está começando a se arriscar com cervejas mais encorpadas.

6. Pilsner Urquell
Primeira cerveja pilsen do mundo, a Urquell é produzida no terra natal desse estilo, a República Tcheca. Com cor amarela límpida e sabor lupulado, a cerveja conquista os paladares mais exigentes.

7. Sapporo Premium
Quem frequenta restaurantes japoneses certamente já se deparou com essa cerveja. Com notas de malte, possui sabor marcante e, como boa representante das cervejas asiáticas, caracteriza-se pela leveza e frescor.

8. Erdinger Weiss
Uma das cervejas de trigo mais vendidas no mundo, a gigante alemã se caracteriza por ser mais leve e refrescante quando comparada a outras do mesmo estilo. É uma das queridinhas dos fãs das cervejas de trigo, além de contar com todo o charme do jeito típico de servir uma boa weizenbier.

9. Paulaner Original
Outra alemã, a Paulaner é uma cerveja de baixa fermentação e aroma intenso. O aborosa e equilibrada, é uma boa pedida em dias quentes e harmoniza muito bem com pratos leves. Além disso, já é bem difundida no mercado nacional e já conhecida por boa parte do público.

10. Fuller’s London Pride
Trata-se da marca mais consumida no Reino Unido. Com teor alcoólico baixo, possui aromas e sabor marcantes, sendo uma das sensações dos pubs de Londres.

11. Duvel
A Bélgica não poderia ficar de fora da lista, e ninguém melhor para representar o país do que a cerveja belga mais consumida no mundo. A Duvel é uma ale forte, com bom teor alcoólico e faz sucesso entre aqueles que buscam potência e intensidade no paladar.

12. Leffe Brown
Conhecida dos cervejeiros brasileiros, a Leffe tem cor marrom escuro e gosto doce e frutado. Bom para dias mais frios, tem bom potencial alcoólico e acompanha bem queijos e sobremesas.

13. Baltika 8
Com a Copa do Mundo de 2018, muitos estabelecimentos apostaram na importação dessa cerveja russa para o Brasil. A Baltika é uma lager puro malte, com sabor suave e refrescante, apesar dos seus 8% de graduação alcoólica. É uma boa opção para apostar no inusitado.

14. Paceña Pico de Oro
Falando em inusitado, que tal uma cerveja da Bolívia? Fabricada com água da cordilheira dos Andes, a Paceña é a mais popular entre os bolivianos e bem semelhante às cervejas mais consumidas por aqui: leve e refrescante.

15. Samuel Adams
A tradicional marca americana é considerada uma das melhores cervejarias do mundo. A sua India Pale Ale (IPA) é equilibrada e com amargor que agrada o paladar do brasileiro.

 

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