Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
castilho@jc.com.br
crédito a pequenas e médias empresas, financiadora de crédito, investimento

Para consultor, banco empresta para quem precisa se souber quem é ele

Não adianta pensar em crédito somente no momento que a empresa necessita e então correr atrás, dia consultor financeiro.

Cadastrado por

JC

Publicado em 17/02/2022 às 12:00 | Atualizado em 17/02/2022 às 12:40
Luiz Falbo Di Cavalcanti consultor financeiro e fundador KALEA - DIVULGAÇÃO

No mercado de crédito uma frase muito conhecida é a de que que “banco só empresta para quem não precisa” Ela tem a força quase de uma sentença e faz muito pequeno empresário sequer tentar por entender que o gerente nunca vai atender seu pedido de crédito.

O consultor financeiro e fundador KALEA, uma plataforma de marketplace reverso de crédito, Luiz Falbo Di Cavalcanti discorda. Para ele o fato é que crédito é um “processo”. “Não adianta pensar em crédito somente no momento que a empresa necessita e então correr atrás, É importante trabalhar adequadamente as informações e dados da empresa

Segundo explica Falbo, isso quer dizer tem presença no banco como relação de faturamento, Balanços, DRE´s, balancetes, documentos dos sócios), mantendo-os sempre o mais atualizados possível e de preferência organizados e sempre à mão de modo que o banco saiba quem você é.

Para ele na gestão financeira das empresas a boa administração do fluxo de caixa se dá numa relação diretamente proporcional à pró-atividade do gestor em relação aos diversos aspectos que compõem sua área de atuação, incluindo aspectos de tesouraria, contas a pagar, contas a receber, planejamento e crédito.

“O crédito e as relações com instituições financeiras, especificamente, costumam ser tratados como um “peso”, muito em função da burocracia e das altas taxas às quais as empresas se submetem, mas isso necessariamente não precisa ser assim” diz.

Ele recomenda que o pequeno empresário siga algumas técnicas já testadas no mercado que são simples, mas funcionam.

Primeiro abastecer o banco de informações atualizadas. Depois, ir procurar crédito depois de identificar a linha de crédito que atende o objetivo específico de sua empresa.

“Linhas de Capital de Giro, podem ajudá-lo a administrar o fluxo de caixa, mas tem estrutura de taxa/prazo/garantia diferente de linhas para aquisição de veículos, equipamentos, etc. Assim, quanto melhor direcionar seu objetivo de crédito. O maior o potencial de conseguir uma linha de crédito para atender as necessidades e características do negócio é saber para que ela se destina de fato. Nunca porque o empresário simplesmente pode ter acesso a ela.

Finalmente adverte, o consultor, é muito importante estar antenado com as mudanças que vêm ocorrendo no mercado financeiro, onde as novas tecnologias – como a do KALEA – vêm trazendo modelos inovadores, que mudam o formato de relacionamento com as instituições financeiras.

Essas tecnologias de fato “empoderam” as empresas, facilitam o trabalho burocrático através da digitalização, e promovem a competitividade e o acesso à vários agentes financeiros através de uma única estrutura. Mas é importante que o empresário tenha foco e disciplina no uso do dinheiro obtido na instituição financeira, que sempre estará garantida quanto ao dinheiro que empresou a cliente, finaliza Luiz Falbo Di Cavalcanti.

O KALEA, é um marketplace reverso de crédito egresso do LIFT LAB do Banco Central, que iniciou suas operações em início de 2021, e que teve agora seu projeto batizado de KALEA Prospect Direct aprovado para receber recursos do fundo de inovação, em sua vertente de promoção de melhores práticas ASG.

Ele foi Desenvolvido em 2020 no programa de aceleração do LIFT LAB do Banco Central e apoiado pela Microsoft, o Kalea é o primeiro marketplace reverso de crédito para empresas do Brasil e tem como principal objetivo otimizar tempo e energia das duas partes da operação, além de empoderar empreendimento para que eles se coloquem ao alcance das instituições financeiras.

Mais informações aqui

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS