Dona de um faturamento de aproximadamente R$ 22 bilhões, o setor de óticas e da indústria de produtos óticos liderados pela Abióptica - Associação Brasileira das Indústrias Ópticas, que representa o segmento, abre hoje a Expo Óptica 2022, que terá mais expositores em maior área ocupada do que em 2019, no Expo Center Norte (SP).
Este ano, serão 120 empresas presentes, ante 89 na edição anterior; em 14 mil metros quadrados, contra 11 mil m² da edição anterior. Em 2020 e 2021 não houve evento por conta das restrições sanitárias impostas pela pandemia.
A Associação Brasileira das Indústrias Ópticas calcula que as vendas em 2021 totalizaram aproximadamente R$ 22 bilhões. Esse valor é 10% acima do apurado pelo segmento em 2020.
Segundo a diretora Executiva da Abióptica, Ambra Nobre Sinkoc, “o aumento de participação na Expo Óptica é reflexo do desempenho positivo do setor no ano passado”. Este ano, estarão no evento mais de 100 empresas associadas, que respondem por mais de 95% do mercado das marcas comercializadas no país.
Segundo ela, a entidade espera que a curva positiva de negócios, registrada no ano passado, prossiga em 2022. “Nesse cenário, ter a Expo Óptica é fundamental como suporte de vendas”, diz Ambra.
Ela completa dizendo que “trata-se de um evento gerador de negócios e as vendas acontecem nos quatro dias do evento e nas semanas seguintes como resultado dos contatos comerciais realizados”.
O programa, a partir de hoje, começa às 14h com palestra de Marcos Feldman (Preparando sua empresa/óptica para aquisição ou fusão), seguido de Augusto Cesar Faria (Lentes de contato de descarte diário é o futuro), Breno Barbosa (Óptico de alta performance), Luis Marinho (Revolução dos meios de pagamento no mercado óptico).
Em outro debate, Ricardo Cropanizzo (Como colocar sua ótica no piloto automático), Leonardo Dussarrat (Planos de serviços agregados para óticas – valor para fugir do preço), e terminando às 21h, após a palestra de Leonardo Carrara (Líderes de sucesso).
Amanhã, às 14h, o dia de palestras começa com Enrico Costa (Tratamento de coating em lentes para pequenos e médios laboratórios. Tecnologia ART – blocagem livre de Alloy), seguido de Letícia Araújo (Como a educação continuada pode impactar nos resultados da sua ótica).
No mesmo dia, o consultor Marcelo Kitsuda (Venda de valor agregado: descubra como aumentar suas vendas e lucratividade com produtos da marca premium) e Carlos Coan (Atendendo ou entendendo o cliente – Atendimento 4.0)
Em outro debate, o empresário Eduardo Moura (Repensar a óptica é o desafio), Antonio Carlos Lima (O desafio da óptica nos tempos modernos) e terminando às 21h, após a palestra de Caio Camargo (O varejo e consumidor na era da disponibilidade).