Lula coloca Alckmin como interlocutor com empresário, mas quem quer ouvir o vice?

No fundo a questão é: Geraldo Alckmin fala por Lula?
Fernando Castilho
Publicado em 24/08/2022 às 1:00
Alckmin e Lula Foto: RICARDO STUCKERT


O ex-presidente Lula da Silva deseja abrir um canal direto com o empresariado, que ele não conhece mais e escolheu seu vice, ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para ser seu porta-voz. É uma iniciativa importante. Mas ele sabe que o agora socialista terá dificuldades, assim com ele está tendo até o momento.

Lula fez chegar a formadores de opinião a informação de que, primeiro, iria conversar com seus companheiros do movimento sindical, organizar suas demandas e, num segundo momento, abrir conversas com o que hoje no mercado se chama a Faria Lima e novos líderes da indústria. Mas ele viu que a divulgação de temas como uma revisão da reforma tributária e a definição do teto de gastos aprovados no governo Michel Temer provocam resistências.

Ele está encarregando Geraldo Alckmin de abrir portas, mas a questão é como o discurso de um "revisaço", termo usado pelos militantes do PT como ação de um eventual governo, não ajuda a abrir muitas portas.

O problema é que o ex-governador de São Paulo não tem o acesso que Lula imaginou. Ele governou o maior estado do Brasil, mas nunca assinou uma carteira de trabalho e sempre foi bem recebido por ser político. Não é do grupo que tem CNPJ, como dizem os empresários. Isso é apenas um item das dificuldades. E no fundo a questão é: ele fala por Lula?

O PT colocou temas aparentemente atuais, como a defesa de direitos de apoio a trabalhadores autônomos, trabalhadores domésticos, teletrabalho e trabalhadores por app. É interessante, mas os empresários querem condições para assinar carteira e dar seguridade a seus empregados pagando menos encargos. Até porque empresa séria quer ser reconhecida por isso, não pelo governo, mas pelos seus empregados.

Bateria com tecnologia Chumbo-Carbono e Lítio.

A empresa pernambucana de classe mundial Moura está na Intersolar South América 2022, que vai até amanhã em São Paulo. Vai apresentar as linhas de Bateria Moura Solar, para sistemas de armazenamento de pequeno e médio porte, além do Moura Bess, para sistemas de grande porte, ambas as soluções contam tanto com tecnologia Chumbo-Carbono quanto Lítio.

Grupo Parvi agora vende empilhadeiras

A Parvi Logística, empresa do Grupo Parvi, ampliou sua atuação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Sergipe com a inauguração de nova concessionária Toyota Empilhadeiras, especializada na venda de empilhadeiras elétricas e à combustão, peças originais e serviços. Fica na Estrada do Bongi, no Recife.

Debates sobre gestão de portos hoje na OAB-PE

Hoje, no auditório da OAB-PE, tem o Seminário de Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, focado em compliance, gestão dos portos e crescimento da indústria, com a presença de vários especialistas, entre eles o consultor Sérgio Kano e o Cônsul da Eslovênia, Rainier Michal, com mediação de Vinicius Caldas. Às 18hs.

Grupo GR projeta R$ 1 bilhão em 2024

O Grupo GR, uma das maiores empresas de segurança privada patrimonial do País, completa, amanhã, 30 anos com a divulgação de sua meta de faturamento de R$ 1 bilhão até 2024, projetando um crescimento de quase 18% para 2022. Este ano ele deve faturar R$ 730 milhões.

Franquia de rede de escolas de oratória

A vox2you, a maior rede de escolas de oratória na América Latina, com mais de 100 pontos apenas no Brasil, está chegando ao Recife. Inaugura duas unidades nos bairros de Boa Viagem e Casa Forte numa franquia liderada pelos empresários Karina Tavares de Melo e Thiago Nóbrega.

Virtude cuida da saúde mental em casa

O Grupo Virtude lançou, no Hotel Grand Mercure, o primeiro Home Care especializado em Saúde Mental de Pernambuco. O projeto que custou aproximadamente R$ 1 milhão e reúne 50 colaboradores com expectativa de expansão até o final de 2022.

O smartphone para o e-commerce dinâmico

O Estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource, uma solução da Visa em colaboração com a PYMNTS.com, revela que o e-commerce dinâmico e altamente centrado em dispositivos móveis ativos já responde por 52% de todos os consumidores brasileiros, uma estimativa de 33 milhões de pessoas. Segundo outra investigação, desta vez feita pela Data Stories da Kantar IBOPE Media, revela que atualmente 87% dos brasileiros com acesso à internet fazem todas as suas transações financeiras apenas pelo celular. Eles também utilizaram o smartphone pelo menos uma vez em suas últimas compras.

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