A Casais, gigante portuguesa do setor da Engenharia e Construção, que atua no mercado global há mais de 60 anos presente nos setores de Especialidades e Indústria bem como Promoção e Gestão de Ativos, está chegando ao Nordeste.
A companhia já está presente no Brasil desde 2012, sediada no Rio de Janeiro liderada pelo engenheiro português, Pedro Martins que ó o CEO.
Ela tem operações em outros 16 países e desenvolveu um ecossistema de participações em empresas produtoras de insumos para a construção está chegado à região através de uma parceria com foco em projetos de luxo liderada pelo empresário Marco Antônio Costa - que foi diretor da Camargo Correia na Europa por 10 anos - e decidiu criar sua própria empresa ao voltar para o Brasil.
Marco Antonio Costa que foi responsável da empresa pela construção do Estaleiro Atlântico Sul e o Túnel da Via Mangue, já fechou ao menos quatro contratos de empreendimentos com investidores locais para estruturação de projetos para o segmento de alta renda.
O primeiro, Smart Capibaribe é para um empreendimento residencial no Recife e o segundo para um conjunto residencial e resort em Barra de Maragogi (AL) com gestão da Mercury Accor ambos com a construção e gerenciamento de obras da Casais.
A companhia é a terceira maior empresa de construção de Portugal, mas é reconhecida no mundo pelo avançado modelo de gestão de negócios com foco na inovação construtiva. O Grupo Casais conta com a administração e gestão dos membros da 2ª e 3ª geração da família do fundador António Casais que abriu a “Empreiteiros Casais de António Fernandes da Silva S.A” em 1958.
Ela é a construtora que mais construiu hotéis e resorts na Europa. Em 2021, ela recebeu pela 4ª vez consecutiva, a Melhor Construtora em Portugal, os Prêmios Construir a Casais pelo know-how construído com mestria e rigor no mercado nacional e internacional.
Além da construção imobiliária ela está no setor da Construção Civil e Obras Públicas de Portugal além de ter desenvolvido projetos sem 24 outros países. No Brasil a Ancorpor Brasil esteve presente obras do Rio Galeão, IBIS São Paulo e até catedrais da universal do reino de deus em várias capitais além de vários resorts.
Ela ainda atua em Portugal e Angola, na promoção imobiliária, quer no segmento habitacional, quer em edifícios industriais, comerciais, hoteleiros e de serviços.
Segundo Marco Antonio Costa o foco de atuação da companhia no nordeste é prospectar, estruturar e desenvolver projetos imobiliários de alto padrão ampliando a oferta de produtos para investidores e clientes interessados em imóveis de padrão triplo A.
A estratégia para o Brasil da Casais sempre foi de atuar em nichos imobiliários de luxo de modo a trazer a expertise construtiva e de gestão da empresa já testada em vários países.
A empresa iniciou sua expansão em 1994, na Alemanha, seguida de Angola em 1999, trabalhando na adaptação de projetos à cultura local e privilegiando as parcerias estratégicas para uma presença sólida, e que hoje se estende também Bélgica, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Brasil e, desde 2012, ao Qatar, Argélia e França.
Mais recentemente, deu os primeiros passos no Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, Espanha e Estados Unidos. Ela foi a construtora da novas planta da Novartis, no setor de obras de saúde em Oeiras, Portugal.
Este ano, o Grupo Casais, juntamente com o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, criou o curso de Técnico Superior Profissional em Tecnologias Avançadas de Construção, uma formação de dois anos sob orientação do corpo docente do IPCA e de colaboradores do Grupo Casais, garantindo assim a partilha de conhecimento e das melhores práticas no setor da construção.
No Brasil, ela já desenvolveu no setor de investimento imobiliário o projeto Grupo Casais Condomínio privado Urbanização das Acácias, no setor de obras de hotelaria em Praia do Forte, Brasil. E o projeto Grupo Casais Hotel PortoBay Rio Internacional, no setor de obras de hotelaria em Rio de Janeiro, Brasil.