A nova tragédia com morte provocada pelas chuvas na Região Metropolitana do Recife acontece apenas quatro dias após uma reunião da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, com prefeitos e representantes dos municípios, a primeira do GT sobre Defesa Civil.
A reunião aconteceu na secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), para tratar de ações integradas na prevenção de danos causados pelas chuvas na região metropolitana no inverno deste ano.
O encontro foi articulado com os municípios, e foi a primeira do gênero liderada pelo Governo de Pernambuco em toda sua história recente e aconteceu após o encontro da governadora Raquel Lyra com os 14 prefeitos e prefeitas da RMR no último dia 24.
Priscila Krause prometeu “presença constante” no grupo dada a importância do tema. “Isso revela a prioridade que a governadora Raquel Lyra quer dar para a Governança Metropolitana. Além disso, a política de prevenção é uma prioridade na busca de evitar novas tragédias”, declarou a vice-governadora.
O planejamento do Governo de Pernambuco na Operação Inverno 2023 inclui ações prevenção, resposta e recuperação, o diagnóstico de 696 setores de risco no estado (170 hidrológicos e 526 geológicos) e a articulação com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do Governo Federal.
Um nova reunião com os prefeitos e prefeitas da RMR foi marcada para o dia 28 de fevereiro.
Priscila Krause prometeu, além das visitas técnicas, uma agenda de prioridades para o inverno deste ano.
Segundo ela “O Governo de Pernambuco, de forma inédita, dá prioridade a um tema muito importante na sociedade que é a Defesa Civil Integrada. É importante para os municípios saberem de seu papel nas ações de prevenção, de preparação, de mitigação e também de resposta e reconstrução, que a gente espera que não ocorra".