O presidente Lula da Silva (PT) desembarcou nesta segunda-feira (21) na África do Sul para participar da 15ª Cúpula de Líderes dos países do Brics. Ele vai aproveitar a presença no continente e viajará também Angola e São Tomé e Príncipe. O presidente só voltará ao Brasil no final da semana.
Foi assim na última visita de Lula em agosto ele também se afastou de Brasília para a reunião dos Diálogos da Amazônia e em julho foi a Roma e à França. O presidente terá completado 40 dias fora de Brasília quando voltar ao Brasil no próximo domingo.
Presidentes precisam viajar para defender interesses de seus países e é importante que Lula fale do Brasil ainda que seu discurso em defesa de Cuba, Venezuela e que nivelamento dos países que faz sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia sejam questionáveis. Assim como o equívoco de tentar fazer a Argentina se livrar do FMI.
Falas com partidos
Entretanto, o presidente tem descuidado das articulações internas para conseguir uma base de sustentação no Congresso. Ele acha que os partidos e as conversas com os líderes formais podem lhe ajudar a conseguir votos para aprovar seus projetos. Ele não entendeu que nem mesmo Arthur Lira pode entregar os votos que ele precisa porque o colégio de líderes não controla os votos dos blocos que representam.
Essa percepção está ficando cada vez mais cara para o seu governo. Para atender ao União Brasil e nomear o deputado Celso Sabino ele teve que pagar um pedágio ao grupo da deputada Daniella do Vaguinho. Mas para passar o PIX político levou quase um mês, tempo em que Sabino ficou no carboneto até ser indicado.
Ministros no freezer
O presidente acertou que entregará dois ministérios aos deputados André Fufuca (MDB) e Silvio Costa Filho, Fufuca e Costa Filho, que estão no freezer há quase dois meses sem saber onde poderão contribuir com o Brasil.
As viagens de Lula estão estragando todo o esforço do ministro Fernando Haddad em costurar a aprovação de projetos. Com o presidente viajando, tudo pára em Brasília. E haddad já está pagando por isso quando precisa refazer conversas. Diz-se que a política tem seu tempo. A economia também, mas sempre cobra suas faturas no vencimento.
Imobiliário
O mercado imobiliário residencial registrou crescimento nas vendas de imóveis no segundo trimestre de 2023.a pesquisa foi realizada com 47 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial, entre 3 e 17 de julho. Ao menos 94% dos executivos pretendem lançar imóveis nos próximos três a 12 meses e 88% têm intenção de adquirir terrenos no mesmo período. A pesquisa foi encomendada pela Abrainc à Deloitte.
Logística
Um estudo do Instituto de Logística Supply Chain (ILOS), revelou que o setor de logística representou 13,3% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2022 . O faturamento do setor foi de mais de R$13,8 bilhões no ano passado e o volume de compras online chegou a 31,1 milhões.
RB2 Turquesa
O Grupo Turqueza está implantando o projeto RB2, centro logístico, que está sendo construído num terreno de 200 mil m2 de na BR-101, em Paulista, com acesso criando uma conexão entre Recife, Paulista e Abreu e Lima. A construção será em quatro etapas (a 1ª que está sendo construída tem prédios de apoio de blocos de portaria, vestiários, refeitório e polo de apoio de caminhoneiros.Fica a 25 do Aeroporto do Recife; 61 de Suape: 52 de Goiana e 103 de João Pessoa.
Cervejas NE
A Etapa Nordeste da 3ª Copa Cerveja Brasil premiou Birthday Barley Wine, da Brownstone Pub, de Fortaleza (CE), a Hop Brasilis, uma Brazilian Hop Beer da 3Barcaças Craft Beer, de Ilhéus (BA) e a Biomas, da Mindubeer, de Salvador (BA), na versão que leva Mangaba, Pitaya, Mel e Pimenta, terceira posição do Best Of Show. O concurso recebeu 473 amostras de 148 cervejarias nas regiões Sudeste e Nordeste.
Festa Kids
De hoje até domingo (27) tem Expo Noivas e Debutantes, juntamente com a Festa Kids, no Shopping Guararapes. O projeto é liderado pelo produtor Ricardo Coller que reúne 100 expositores esperando atrair um público estimado de 20 mil pessoas.
Alta temporada
A Azul anunciou a inclusão de três rotas inéditas e 680 operações extras para destinos que já faziam parte da malha aérea do Recife (PE)dentro do projeto de acréscimo de 2.705 voos na alta temporada. O Nordeste concentra 52% dos voos extras do período, ao todo serão 1.419 para cidades da região que começam entre os dias 15 de dezembro de 2023 até 4 de fevereiro de 2024.
Congresso
O presidente da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (Fenaess) e da Confederação Nacional da Saúde (CNSaúde) , Breno Monteiro, estará no Recife amanhã. Abre o X Congresso Brasileiro da Fenaess que debaterá a situação da rede hospitalar particular, relação com a rede conveniada via SUS e Piso da Enfermagem e a Reforma Tributária.
Mães Por Todas
A loja colaborativa no Shopping Patteo Olinda vai beneficiar o projeto Mães Por Todas que acolhe 60 mães de crianças com doenças raras com a venda de produtos com 100% da renda revertida para as ações sociais.