Ficou pronta uma estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estimando o prejuízo do setor por conta de feriados nacionais na ordem de R$27,92 bilhões em 2024 que ser 4% menor que em 2023, quando o prejuízo com esses eventos chegou a R$ 28,99 bilhões.
A conta, porém, não está sozinha. Outra pesquisa desta vez da KPMG no Brasil que investigou problemas como o aumento de furtos nos estabelecimentos comerciais que pode ter sido ocasionado pelo fim das restrições de fluxo de pessoas no período do isolamento por conta da pandemia da COVID-19, estima que as perdas no varejo cresceram 22,31%, em 2022, em relação a 2021, atingindo perda total de R$31,7 bilhões.
Finalmente, levantamento anual da Visa com base em mais de 2,7 bilhões de transações realizadas globalmente em 2023, sobre fraudes digitais revelou que o Brasil possui um dos maiores índices de riscos de fraudes entre os países avaliados, com 14,24%, ficando apenas atrás da China (14,93%).
Perdas operacionais
A questão das perdas nas operações do setor de comércio é um tema recorrente no setor, especialmente pelo que ele representa e pelo rápido tempo em que reage a mudanças legais, trabalhistas e especialmente de estratégia de corrente do avanço da tecnologia digital na área de vendas.
A CNC se queixa da novidade no calendário de feriados com a inclusão de mais um o Dia da Consciência Negra, em novembro em 2024, somando um total de 10 datas. Segundo a entidade, a incidência dos feriados em dias úteis favorece alguns setores da economia, como o turismo, mas gera prejuízos para o comércio de forma geral por conta de fatores como a queda no nível de atividade e elevação dos custos de operação.
Não é só feriado
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, adverte que os feriados não são vilões da economia, mas lembra que o setor produtivo é uma balança que precisa estar sempre em equilíbrio. O Brasil tem uma enorme resistência em agrupar feriados transferindo-os para segunda feira como ocorre desde o século passado nos Estados Unidos.
Mas existem outros problemas que prejudicam as performances do varejo. A “Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro – Resultados 2022”, conduzida pela KPMG e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas revelou analisado s maiores varejistas do Brasil, distribuídos em 20 estados e quatro regiões geográficas que fatores que passam longe da percepção do consumidor.
Furtos nas lojas
Os supermercados se queixam do aumento dos riscos inerentes aos produtos de venda, como validade vencida de produtos, perecibilidade e avarias. Calçados e eletromóveis/Informática apresentaram diminuição de porcentagem de perdas.
Mas o fato novo é o aumento de furtos, o que além dos prejuízos vem ensejando a necessidade de aumento de investimentos em segurança. Segundo a KPMG setores de artigos de esportes, perfumarias, construção/lar, magazine nacional, magazine regional, moda e outros apresentaram uma perda acima da média.
Ataque via internet
Entretanto, o resultado do Visa Merchant Fraud Report 2023 aponta o aumento de tentativa de fraudes nos Produtos Digitais (Softwares e Games), com uma alta de 202% em relação ao ano passado.
É bem verdade que as tentativas de fraude em 2023, têm um índice de sucesso baixo, não ultrapassando, em média, o índice de 2,44% de êxito em todas as indústrias. Mas isso se deu porque as empresas investiram bilhões em sistemas cujo custo acaba sendo repassado ao consumidor. Apenas a Visa investiu, nos últimos cinco anos, mais de US$10 bilhões no combate a fraudes em transações financeiras, afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa do Brasil.
Carregador
A Raízen Power, marca de soluções de energia elétrica renovável da Raízen, e o Posto Costa Dourada do Grupo Sisa que controla o shopping Costa Dourada inauguram a primeira estação de recarga Shell Recharge no Norte e Nordeste do Brasil. Fica na Rodovia PE-60 no sentido Cabo/Litoral Sul e possui um carregador de 150 kW de potência com dois plugs do tipo CCS. O programa Shell Recharge conta com mais de 120 mil carregadores em todo o mundo e tem como meta chegar a 500 mil até 2025.
Seguros Privados
Levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) usando dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), revelam que de janeiro a outubro de 2023 houve crescimento de 7,4% na arrecadação dos seguros de pessoas chegando a R$51,3 bilhões no ano. Os destaques foram nos seguros de Vida individual e o seguro Funeral.
Comodoro
O empresário Altair Júnior assume na próxima semana o cargo de novo comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco tendo como vice, Mário Jácome. O atual comodoro Delmiro Gouveia - que liderou o clube nos biênios de 2019, 2020 e 2022 e 2023, assumirá a presidência do Conselho Deliberativo ao lado de Ruy Rattacazo. As novas composições são válidas para o biênio 2024/2025.