Para ajudar no tratamento de pacientes com a covid-19 no Brasil, clínicas e hospitais veterinários estão se unindo para colocar à disposição de órgãos de saúde equipamentos que possam ajudar na recuperação de infectados.
O objetivo da iniciativa, convocada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária e Regionais (CFMV/CRMVs), Associação Brasileira de Medicina Veterinária Intensiva (BVECCS) e Anclivepa Brasil, é fazer um levantamento nacional e catalogar equipamentos utilizados por veterinários, como ventiladores mecânicos, monitores multiparamétricos e concentradores de oxigênio, produtos compatíveis com o uso em pessoas e que podem ser decisivos no tratamento de pacientes em estado grave infectados pelo novo coronavírus.
Leia também: Vacinas para coronavírus canino não imunizam humanos para a covid-19
Com esse levantamento, será possível colocar os equipamentos à disposição dos órgãos de saúde, que estão montando esquemas para tratamento de infectados em todo o Brasil.
Clínicas e hospitais que desejem participar do cadastro nacional de equipamentos devem acessar o link: http://www.123formbuilder.com/form-5347973/form.
Os organizadores afirmam que a ação faz parte de um conjunto de ações pensadas pelas entidades para contribuir com o equilíbrio da Saúde Única, que envolve a saúde humana, animal e ambiental. Nessa associação, qualquer colapso que atinja um dos pilares terá efeito nos demais.
Os equipamentos veterinários que estão sendo catalogados são também fabricados para seres humanos ou compatíveis com seu uso. O grupo à frente da iniciativa reforça que as partes que entram em contato com o paciente normalmente podem ser trocadas ou são descartáveis, podendo ser disponibilizadas desde que cumpram os requisitos das autoridades sanitárias.
No Recife, um das empresas que já colocou seus equipamentos à disposição dos órgãos de saúde foi o Hospital Veterinário Harmonia (HVH). A unidade deixou à disposição das autoridades, entre outros itens, um ventilador pulmonar mecânico, um monitor multiparamétrico e um concentrador de oxigênio, três aparelhos essenciais para os cuidados de pacientes com sintomas graves da covid-19.