O calor já está por todo canto e as altas temperaturas podem afetar muito a qualidade de vida dos pets. Para evitar problemas como hipertermia e desidratação, a ingestão de água é fundamental.
>> Chegada do verão alerta tutores para doenças parasitárias, leishmaniose, viroses e otite
>> Carrapatos e pulgas em cachorros e gatos? Saiba como evitar
Entre os riscos para a saúde trazidos pela desidratação estão a perda de elasticidade da pele e a xerostomia, condição que faz com que as gengivas percam a umidade e fiquem secas e pegajosas. A médica veterinária Jade Petronilho listou alguns outros sintomas que os tutores devem se atentar:
- Respiração ofegante
- Cansaço/ Letargia (baixa energia)
- Olhos fundos
- Falta de apetite
- Saliva espessa
- Gengivas "pegajosas"
- Desmaio
- Vômito e/ ou quadros de diarreia
Caso o cão mostre sinais de desidratação, é necessário fornecer a ele bastante água e procurar rapidamente um médico veterinário, que dará todo o suporte necessário para hidratar o pet e restaurar a saúde sem que a questão tenha efeitos duradouros.
Como manter o cachorro hidratado
Passeios
Lembre-se de não passear com os peludos em períodos do dia com maior incidência dos raios solares (entre 10h e 16h). Como eles ficam bem perto do chão, o calor tende a ser muito maior do que o marcado pelos termômetros e isso pode causar sérios danos, inclusive queimadura em suas patinhas.
Alimentação
Alimentos como sachês e latinhas são bem interessantes e podem ser uma opção para o verão. As rações úmidas são uma alimentação completa, com a vantagem de ter entre 60 e 80% de umidade, o que melhora o funcionamento do trato urinário e ajuda na hidratação. Alimentos frescos como legumes e algumas frutas também são alternativas.
Água
Mantenha sempre os bebedouros limpos e com água fresca. Até umas pedrinhas de gelo são liberadas no verão, e não se esqueça de levar a garrafinha de água sempre com vocês em passeios.
Produtos para aliviar o calor
Os tapetes gelados viraram uma verdadeira febre entre cachorros e seus pais. Eles possuem diferentes modelos, mas todos funcionam por meio da pressão que o peso do pet faz. Como são bem maleáveis, são ótimos para acompanhar os pets pelos cantos da casa, inclusive nas viagens.
Importância da Prevenção
Ao manter seu cão devidamente hidratado, os riscos de desidratação e suas consequências são reduzidos. A longo prazo, os riscos incluem danos a órgãos como os rins, cérebro e uma série de outras complicações.
É possível curtir o verão de forma saudável e feliz com os filhos de quatro patas ao seguir essas dicas e mantê-los hidratados.