A castração de animais é uma importante medida para a manutenção da saúde dos pets e pode evitar o desenvolvimento de problemas como câncer de útero e ovários ou o câncer de próstata nos machos.
Para proteger o seu bichinho com todo o cuidado e atenção que ele merece, o JC separou uma lista de locais no Grande Recife onde é possível realizar a castração gratuita de cães e gatos.
- Saiba como inscrever seu pet em uma das 800 vagas para castração no Hospital Veterinário do Recife
- 'Castramóvel' começa a circular em maio em Petrolina com procedimentos de castração para animais de rua
- Cadastre seu cachorro ou gato em uma das 1,1 mil vagas para castração gratuita no Recife em janeiro
Recife
Na capital, os tutores podem castrar os seus pets no Hospital Veterinário do Recife Robson José Gomes de Melo (HVR), localizado na Avenida Professor Estevão F. da Costa, no bairro do Cordeiro, Zona Oeste da cidade.
A marcação do procedimento é feita apenas mediante agendamento prévio no site da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) ou no telefone: (81) 4042-3034. As vagas são limitadas e o cadastro do animal pode ser feito no primeiro dia útil de cada quinzena do mês a partir das 9h. Em janeiro, será possível realizar o agendamento a partir do dia 17.
Para ser contemplado, o tutor deve ser maior de 18 anos e residir no Recife, no dia da cirurgia é preciso levar ao hospital um comprovante de residência e um documento de identificação com foto, contendo RG E CPF. O animal também precisa estar em jejum alimentar de 8 horas e jejum hídrico (sem beber água) de 4 horas.
Jaboatão
No município de Jaboatão, os serviços de castração são oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde Animal (UBS PET), localizadas no bairro de Piedade e Cavaleiro.
Para solicitar o serviço é preciso entrar em contato com o Núcleo de Serviço ao Cidadão no site: https://servicos.jaboatao.pe.gov.br/ ou no telefone: (81) 99939-9652. O horário de atendimento é das 8h às 14h.
Para ser contemplado é preciso realizar o cadastro com nome, endereço e telefone de contato, além de apresentar o Número de Identificação Social (NIS) ou o cartão do Bolsa Família, comprovante de residência e RG, original e cópia.
Olinda
Em Olinda, de acordo com nota da prefeitura municipal, o serviço de castração gratuita ainda não está em funcionamento.
A gestão aguarda a liberação do Conselho Regional de Medicina Veterinária para iniciar os procedimentos com o castramóvel, veículo equipado com materiais e medicamentos necessários para a realização das cirurgias, que ficará localizado em pontos específicos da cidade.
“A expectativa é que ele esteja nas ruas a partir do mês de fevereiro e terá como prioridade a população de cães e gatos nas áreas de baixa renda”, esclareceu a nota da prefeitura.
Paulista
Procurada, a prefeitura de Paulista informou que a cidade ainda não oferece serviço de castração de animais. Mas, processos licitatórios e a elaboração de um convênio que irá ofertar o procedimento para a população estão sendo desenvolvidos.