Os gatos são animais muito complexos, isso inclui não só sua personalidade como também sua anatomia. A língua dos felinos, por exemplo, possui uma textura bastante estranha, diferente das dos cães e outros animais.
Por isso, o JC separou uma lista com fatos interessantes sobre as línguas dos gatos. Confira!
1. Papilas pontiagudas
Uma razão importante por trás da lambida áspera em gatos é a presença de um grande número de mamilos pontiagudos na superfície dos órgãos. Essas cerdas que apontam para a garganta são responsáveis por essa sensação diferente, mas também são importantes para várias funções.
2. Higiene sempre!
A forma única da língua permite remover todas as impurezas da pele do animal quando ele realiza a higiene do pelo. Ou seja, pelos mortos, poeira e possíveis intrusos desaparecem nesse banho natural.
3. Paladar limitado
Estudos indicam que os gatos só conseguem sentir um número limitado de sabores durante a vida. Por isso, é um pouco mais difícil organizar uma dieta para o felino, que não conseguem achar muitos alimentos saborosos.
4. Hidratação
A língua do gato também cumpre papel importante na hidratação. O órgão é usado de uma maneira única na hora da obtenção do líquido.
Com esse método, os gatinhos batem a língua na água, provocando o levantamento de algumas gotas, assim antes que esse líquido retorne ao recipiente os felinos “mordem” o ar e garantem um pequeno gole.