Veja como funciona o novo aplicativo de horário dos ônibus da RMR

Publicado em 09/10/2018 às 8:22
Foto: NE10


App Grande Recife entrou em teste depois de longa espera. Por enquanto, monitora apenas as linhas do BRT e da empresa Globo. Fotos: Filipe Jordão/JC Imagem


  Após quatro anos de atraso, entrou em operação experimental o aplicativo oficial do transporte público por ônibus da Região Metropolitana do Recife que permite à população ver, em tempo real, o horário dos coletivos. O app Grande Recife, desenvolvido pela empresa espanhola Etra, está disponível apenas para as linhas do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e da empresa Globo, que opera, basicamente, na Zona Norte do Recife. São oito linhas do BRT Norte-Sul, que liga a capital ao município de Igarassu, seis linhas do BRT Leste-Oeste, que chega a Camaragibe, e 20 linhas da Globo. Por enquanto, o app só opera no sistema Android. Chegará ao IOS em dez dias, segundo o governo de Pernambuco.

E a expectativa é de que, até o fim do ano, todas as 403 linhas que circulam pela RMR sejam monitoradas pelo aplicativo. O app Grande Recife é uma das ferramentas do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), que vem sendo implantado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT) e deveria estar pronto desde 2015. Burocracia e corte de recursos impediram a implantação. Foi necessário que entidades representativas da sociedade civil organizada entrassem com uma ação no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) cobrando o início da operação do Simop. Além da informação em tempo real do horário dos ônibus – o que já é disponibilizado por diversos aplicativos, entre eles o CittaMobi, o mais utilizado na RMR –, o Simop também é a ferramenta de controle de gestão do sistema de transporte. Permitirá ao Consórcio de Transporte planejar, monitorar, otimizar, regular e fiscalizar as 25 mil viagens diárias realizadas pela frota de coletivos.  

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O app Grande Recife tem as mesmas funcionalidades do CittaMobi, o que facilita para quem já utiliza o app privado. Depois de baixar e abrir o aplicativo no smartphone, a localização do usuário é automaticamente identificada no mapa e as paradas de ônibus mais próximas são destacadas. Clicando no botão Como Chegar é possível inserir os endereços de origem e destino, fazendo com que o sistema indique as opções de linhas, rotas e valores de passagem para chegar ao ponto desejado.

 

 

 

No canto superior esquerdo há um menu que apresenta ainda os links Paradas, que identifica todos os pontos de ônibus da rua, informa as linhas que param naqueles locais e horários oficiais de chegada dos veículos; Terminais, que relaciona todos os terminais integrados e de bairros da RMR, indicando as linhas e horários de partida; e Linhas, apresentando o itinerário, paradas e horários das linhas de ônibus.

Ainda no mesmo menu há informações sobre as 11 empresas que operam o sistema, com endereço, telefone e email de cada uma delas, e os valores das tarifas em operação atualmente, inclusive a do metrô do Recife. Por último, é possível fazer reclamações e sugestões para a Ouvidoria do GRCT pelo app. “Nossa expectativa é que os usuários do transporte público acessem o aplicativo e sejam beneficiados com o que ele tem a oferecer, entre outras coisas, a previsibilidade da chegada do ônibus à parada. Também estamos fazendo atualizações e, em breve, informaremos os veículos que têm ar-condicionado e Plataforma Elevatória Veicular (PEV)”, disse o diretor de Tecnologia da Informação do GRCT, Fernando Guedes. Na fase de testes com as linhas do BRT e da Globo, o app Grande Recife vai monitorar a operação de 270 ônibus e 2.200 viagens diariamente.

 

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