COLUNA MOBILIDADE

Passagem de ônibus grátis para quem vai se vacinar contra covid-19. Veja onde

Objetivo é estimular a população para se imunizar contra a covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 25/06/2021 às 12:40 | Atualizado em 25/06/2021 às 12:41
Notícia
X

Para estimular a população a se vacinar contra a covid-19, algumas cidades brasileiras estão apostando na gratuidade do deslocamento da população. Depois de parcerias com aplicativos de transporte privado e bicicletas públicas compartilhadas, gestores começaram a oferecer passagem de ônibus gratuita para quem for se imunizar. Florianópolis, em Santa Catarina, e Sorocaba, em São Paulo, são dois exemplos.

Em Pernambuco, parceria com a Uber e o Bike PE

Uber de graça para quem vai tomar vacina no Grande Recife. Veja como

Bike PE dará corridas de bicicleta grátis para incentivar vacinação no Grande Recife. Saiba como

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Pernambuco não aderiu à indiciativa, mas tem parceria com a Uber e com a Tembici, operadora do sistema de bicicleta pública Bike PE - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em Florianópolis, desde o dia 19 de junho que as pessoas têm o incentivo para se vacinar contra a covid-19. O benefício, no entanto, é válido para os empregados, seja do serviço público como da iniciativa privada. Ficam isentos do pagamento da passagem no dia em que a vacina for aplicada, com duas tarifas, uma para a ida e outra para a volta, para cada uma das doses. Para que as tarifas especiais sejam inseridas no cartão eletrônico do transporte coletivo, é preciso fazer o cadastro eletrônico com pelo menos 48 horas de antecedência antes de receber a dose do imunizante. Na capital catarinense, os trabalhadores também têm direito a um dia de folga para se imunizar.

Em Sorocaba, no interior de São Paulo, a gratuidade da tarifa dos ônibus passou a valer nesta quinta-feira (24/6). A iniciativa consiste no benefício de uma passagem de ida e uma de volta para as pessoas que se deslocarem até uma unidade de saúde para se imunizar. O controle da iniciativa, no entanto, não é muito rígido. A orientação da prefeitura é que as pessoas apresentem o documento de identidade ao motorista do ônibus, que verificará se a idade coincide com o calendário oficial de imunização. Coincidindo, o acesso será liberado pela porta traseira do coletivo.

A medida não vale nas catracas de terminais, ou seja, o indicado é que a população pegue o ônibus durante o trajeto. Um termo de doação de bens foi assinado entre o município e as empresas operadoras do transporte público: o Consórcio Sorocaba, City Transporte Urbano Global Ltda. e BRT Sorocaba Concessionária de Serviços Públicos. Caberá às equipes da diretoria da Urbes (gestora do sistema de transporte público) controlar os passageiros isentos diariamente para repassar o valor das tarifas às empresas de ônibus. O município é quem cobrirá o custo.

Tags

Autor