O pacote de concessões rodoviárias de Pernambuco está aberto para toda a população conhecer e fazer sugestões até o próximo dia 19 de novembro. A proposta, elaborada pelo BNDES sob coordenação da Secretaria de Planejamento de Pernambuco (Seplag), prevê a cobrança de pedágio em três rodovias estaduais: PE-60, a mais famosa por ser o principal acesso ao Litoral Sul do Estado e que faz divisa com Alagoas; a PE-90, que liga Toritama, no Agreste, ao município de Carpina, na Zona da Mata Norte; e a PE-50, que conecta Limoeiro à BR-232, em Vitória de Santo Antão, também no Agreste pernambucano. O pacote de concessões é um investimento privado de R$ 2,2 bilhões a ser aplicado no período de 30 anos.
E nesta quarta (10/11) e quinta-feiras (11) acontecem as audiências públicas para detalhamento das propostas. No dia 10, o diálogo será sobre a concessão da PE-60. E no dia 11, sobre a PE-90 e a PE-50. Todo o projeto, com as três propostas, pode ser acessado no site de Parcerias Estratégicas do Estado de Pernambuco www.parcerias.pe.gov.br.
É neste site, também, que será publicado o resultado das contribuições feitas pela sociedade e avaliadas pela equipe técnica. A licitação pública do projeto só deverá acontecer em 2022, com a promessa de o edital ser lançado ainda no primeiro semestre. O sistema rodoviário que será concedido pelo governo de Pernambuco atravessa 21 municípios, que totalizam uma população de aproximadamente 1 milhão de pessoas. O maior trecho é o da PE-090, com 107,6 km. Já o trecho da PE-060 tem 86,5 km e o da PE-050 tem 40,5 km.
Do total de recursos previstos para o projeto, R$ 1,13 bilhão serão investimentos nas rodovias e R$ 1,12 bilhão serão serviços prestados aos condutores que usarem as PEs. No pacote de intervenções, a construção de 80,7km de implantação de multivias (duas pistas com duas faixas de tráfego por sentido com separador físico), e 8,1 km de terceiras faixas. Também serão construídas 14 pontes e 2 viadutos, alargadas mais 37, e instaladas 53,4 km de novas defensas metálicas. E ainda haverá a implantação de acostamento em mais de 50% do trecho (118 km), 38 dispositivos em interseção (5 retornos em “X”, 11 rotatórias, 20 rotatórias alongadas e 2 trombetas), 18 km de passeios em perímetros urbanos e 86 pontos de ônibus.