Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

Novas bicicletas do Bike PE, prometidas desde a expansão em 2021, começam a chegar ao Recife

O sistema teve a ampliação de dez estações ainda no início de 2021, mas as cem bicicletas prometidas não chegaram. Agora, o Estado conseguiu mais 60, que estão sendo entregues nesta quarta-feira (2/2)

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Roberta Soares

Publicado em 02/02/2022 às 12:57 | Atualizado em 03/02/2022 às 17:30
Bicicletas dos sistemas de bikesharing poderão ser retiradas pelo app da Uber - Guga Matos/JC Imagem

Quem utiliza o Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas que funciona no Recife e pontualmente em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deverá ter menos dificuldades para conseguir uma bike nos próximos dias - o que vinha sendo bastante comum, principalmente nos fins de semana. Parte das bicicletas que deveriam ter sido ofertadas desde a expansão do sistema, ainda no início de 2021, começaram a chegar nesta quarta-feira (2/2) ao Recife. Inicialmente, serão 60 novas bicicletas.

A expansão do Bike PE previa 100 novas bicicletas nas dez estações implantadas após dez anos sem qualquer ampliação do serviço. Mas, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) - responsável pela gestão pública do sistema -, o Estado conseguiu o incremento de mais 60 bikes. Assim, o Bike PE contará com mais 160 bicicletas que serão acrescidas às 800 já em operação no Grande Recife.

As dez novas estações, de fato, foram implantadas no sistema, mas as bicicletas que deveriam acompanhá-las não chegaram na época - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

As primeiras 60 bikes estão sendo entregues ainda nesta quarta (2/2), em cerimônia com a Tembici e o banco Itaú - os operadores e financiadores do projeto, respectivamente - no Marco Zero, no Bairro do Recife. Já as outras 100 bicicletas deverão chegar ao sistema até o dia 30 de abril, segundo garantia da Seduh. As 60 primeiras irão atender às estações localizadas na área central da capital: Bairro do Recife, Boa Vista, Santo Antônio e Santo Amaro. As outras 100 serão redistribuídas por todo o sistema. Segundo a Seduh, o governo do Estado fez muita pressão sobre a Tembici e o Itaú para conseguir ampliar o número de bicicletas além do que já era previsto para as dez novas estações da ampliação de 2021. Pesou a melhoria no sistema, provocada pela alta demanda nos feriados e fins de semana.

BIKE PE

ENTENDA O QUE HOUVE

Para quem não lembra, a expansão do Bike PE foi anunciada pelo governo de Pernambuco, a Tembici e o Itaú, mas não aconteceu como deveria. As dez novas estações, de fato, foram implantadas no sistema, mas as bicicletas que deveriam acompanhá-las não chegaram. O JC chegou a anunciar a expansão na época, mas nem a Tembici nem a Seduh informaram que as bicicletas não chegariam.

A expansão do Bike PE, vale destacar, além de demorada, foi tímida. Em abril de 2021, como prometido e determinado na renovação do contrato de prestação de serviço entre o Itaú Unibanco, a Tembici e o poder público, o Bike PE foi expandido. Ganhou dez novas estações, sendo a primeira ampliação desde que o sistema foi criado em Pernambuco, em outubro de 2011. A expansão chegou a apenas alguns bairros das Zonas Norte e Oeste do Recife. Lembrando que, até abril deste ano, o sistema já tinha registro de mais de 3 milhões de viagens no Recife e nas duas cidades em que tem poucas estações: Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana.

As estações foram distribuídas nos bairros de Casa Amarela (que ganhou a maioria - 4), Tamarineira (1), Parnamirim (1), Madalena (2) e Água Fria (2). As novas localizações, como explicou a Tembici na época, foram escolhidas para complementar a integração - ou pelo menos tentar - das bikes públicas com o transporte público na RMR, tendo sido aprovados pelo Escritório da Bicicleta, colegiado que traça o caminho da ciclomobilidade em Pernambuco. O escritório é composto por representantes do poder público (Estado e municípios da RMR) e representantes da sociedade civil.

Confira onde estão localizadas as novas estações - Thiago Lucas/ Artes JC


Com certeza, essa falha do processo de expansão é a principal razão para as queixas e reclamações cada vez mais frequentes entre os usuários do Bike PE - pontualmente nos fins de semana e, principalmente, aos domingos e feriados. Muitos têm enfrentado dificuldades para conseguir uma bicicleta nos dias mais concorridos, situação que lembra o passado do sistema, quando ele começou a definhar com uma operação irregular e nada confiável. Na época, ele era operado pela pernambucana Serttel, e foi abandonado pelo governo de Pernambuco e pelo Itaú. Logo na sequência, o sistema foi assumido pela Tembici e melhorou infinitamente. Mas a pouca oferta de bikes tem comprometido a qualidade do serviço.
O Bike PE funciona no Recife, em Olinda e em Jaboatão dos Guararapes. Das 100 estações, mais de 80 estão na capital pernambucana. No último ano, 73% das viagens foram feitas em dias de semana, o que comprova o uso cada vez maior da bicicleta como transporte.

RESULTADOS

As laranjinhas, que já registram mais de 3 milhões de viagens no sistema, vêm contribuindo desde 2014 com a mobilidade da cidade e melhores condições de deslocamento das pessoas, levando Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes para o caminho das cidades inteligentes. Além disso, 360 toneladas de CO2 foram evitadas, sendo que para cada tonelada é necessário o plantio de aproximadamente sete árvores. Levantamento realizado pela Tembici, no Recife, trouxe dados relevantes que reforçam o aumento do interesse e da aderência das pessoas ao uso da bicicleta. A pesquisa mostrou que 56% dos entrevistados passaram a pedalar mais desde o início da pandemia e 88% querem utilizar ainda mais o modal em 2022.

Bicicletas do Bike PE, que deveriam ter sido entregues ainda no início de 2021, chegam ao Recife - Seduh/Divulgação
Bicicletas do Bike PE, que deveriam ter sido entregues ainda no início de 2021, chegam ao Recife - Seduh/Divulgação

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