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Crise da Uber e 99 impulsiona táxi no Brasil. Entenda

Entre os principais motivos do crescimento, na avaliação da empresa, estão a insatisfação com o serviço - principalmente devido aos constantes cancelamentos pelos motoristas de apps particulares -, e a retomada do turismo

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Roberta Soares

Publicado em 04/04/2022 às 13:12 | Atualizado em 04/04/2022 às 13:24
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As corridas de táxi seguem crescendo no Brasil. Impulsionadas, talvez, pela queda na qualidade do serviço dos aplicativos, como Uber e 99, e também pela retomada das atividades econômicas, principalmente o turismo.

E o crescimento é nacional. Dados do app Vá de Táxi mostram que o setor segue na contramão dos concorrentes - os aplicativos de transporte individual privado de passageiros.

De rivais a parceiros: serviço de táxi pela plataforma Uber será ampliado no Brasil

A demanda de passageiros aumentou 37% em 2021 e segue crescendo em 2022. 

De janeiro para fevereiro houve um crescimento de 15% no número de chamadas recebidas. E, de fevereiro para março, um novo aumento: agora de 12%. Ao todo, o número de usuários da Vá de Táxi cresceu 64%.

Entre os principais motivos do crescimento, na avaliação da empresa, estão a insatisfação com o serviço - principalmente devido aos constantes cancelamentos pelos motoristas de apps particulares -, e a retomada do turismo.

Não é à toa que a Uber já anunciou que está ampliando a parceria com os profissionais e, até 2025, pretende incluir o máximo possível de taxistas em sua plataforma.

DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM
É o quinto ano consecutivo sem reajuste, em média de 7%, da Bandeira 1 dos táxis no Grande Recife - DIEGO NIGRO/ACERVO JC IMAGEM

Na cidade de São Paulo, por exemplo, a diferença do preço entre o táxi e os apps girava em torno de 10%, mas agora está em 2%. São Paulo, no entanto, reajustou o valor da bandeira na cidade desde o sábado (2/4).

“Os aplicativos entraram no mercado de transporte com as tarifas muito baixas, mas, atualmente, elas acabam sendo iguais e sem a segurança do táxi. A expectativa, inclusive, é de que os taxistas sejam ainda mais demandados durante 2022.”, avalia a CEO da Vá de Táxi, Glória Miranda.

Além da qualidade do serviço, o fato de os táxis terem autorização para circular nos corredores e faixas de ônibus também estaria sendo considerado como vantagem pelos clientes.

Foto:  Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
Além da qualidade do serviço, o fato de os táxis terem autorização para circular nos corredores e faixas de ônibus também estaria sendo considerado como vantagem pelos clientes - Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

SITUAÇÃO EM PERNAMBUCO

Em Pernambuco, o setor tem percebido o mesmo crescimento. E com uma diferença: além do aumento da demanda, verifica-se uma procura maior pela autorização para compra de veículos - cartas da Receita Federal (IPI) e Fazenda Estadual (ICMS), segundo o Sindicato dos Taxistas de Pernambuco.

“Verificamos um aumento de 35% nas corridas de táxi na Região Metropolitana do Recife após a liberação das normas restritivas da covid-19 pelo governo do Estado. E de 40%, em média, nos pedidos de autorização para compra de carros novos”, afirma o presidente do SindiTáxi-PE, Flávio Fortunato.

De oito autorizações por semana, o SindiTáxi passou a emitir entre 15 e 18 pedidos semanalmente.

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