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De rivais a parceiros: serviço de táxi pela plataforma Uber será ampliado no Brasil

A parceria criada entre Uber e táxis em Nova York - e que já tem uma célula em São Paulo desde meados de 2020 - será massificada no País em breve

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Roberta Soares

Publicado em 03/04/2022 às 8:00 | Atualizado em 04/04/2022 às 13:20
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Quem diria. Nos anos de 2014 e 2015, quando víamos protestos de taxistas contra motoristas de aplicativos, como a Uber e a 99, ninguém imaginaria que, um dia, as duas categorias seriam parceiras.

Mas já são e serão cada vez mais. No mundo e no Brasil também. A empresa 99 já oferece o 99Taxi desde sua criação, em 2012 (foi o primeiro serviço, inclusive), e, agora, quem entra com força no serviço é a Uber.

Quer todos os táxis na plataforma até 2025. É a meta. Em algumas cidades, inclusive, como Hong Kong e Turquia, a Uber garante que a oferta de viagens de táxi é o principal produto atualmente.

Essa é a estratégia imediata da líder mundial do transporte de ride hailing (carona).

A parceria criada entre Uber e táxis em Nova York - e que já tem uma célula em São Paulo desde meados de 2020 - será massificada no País em breve.

Não há um prazo oficial, mas a Uber está trabalhando nos ajustes necessários para implementá-la. É a promessa da plataforma.

MARCELO APRÍGIO/JC
São Paulo foi a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Taxi – a primeira foi Santiago do Chile, no mesmo ano. A categoria, inclusive, está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e disponível em cidades de 22 países - MARCELO APRÍGIO/JC

“Hoje, táxis e diferentes meios de transporte de ride hailing são – ainda – uma indústria altamente fragmentada de US$ 120 bilhões, com 20 milhões de veículos nas ruas. Para colocar isso em contexto, é mais que o dobro do tamanho do negócio de mobilidade da Uber em 2019, com quase 5 vezes o número de motoristas parceiros ativos mensalmente”, afirma Andrew Macdonald, vice-presidente de Mobilidade e Operações da Uber, dando a dimensão do que buscam.

É a aposta da empresa para o futuro, que assim como outros aplicativos de transporte privado individual de passageiros, tem enfrentado protestos por reajustes de tarifa, perda de motoristas parceiros, e queda na qualidade do serviço, como maior tempo de espera.

“Ao olharmos para os próximos cinco anos, acreditamos firmemente que não há mundo em que táxis e Uber existam separadamente. Há muito a ganhar para ambos os lados e é por isso que temos uma meta muito ambiciosa de conseguir todos os táxis na plataforma da Uber até 2025”, reforça Andrew Macdonald.

Em Nova York, a Uber anunciou que integrará todos os táxis da cidade em sua plataforma. São Paulo foi a segunda cidade da América Latina a lançar o Uber Taxi – a primeira foi Santiago do Chile, no mesmo ano.

Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
A novidade de incluir os táxis representa mais uma etapa na estratégia de ampliar a plataforma da empresa - Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

A categoria, inclusive, está no portfólio global da Uber há mais de cinco anos e disponível em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney ou Madri. Somente em 2020, o Uber Taxi foi lançado em 15 novas cidades, entre elas Tóquio e Praga.

E a perspectiva é de crescimento ao mesclar os serviços. Somente em 2021, 122 mil taxistas se cadastraram na Uber, representando 3% de todos os novos motoristas na plataforma naquele ano.

“Ao aplicar as mesmas tecnologias que proporcionaram o crescimento da plataforma, estamos otimistas sobre o impacto que podemos causar nesse segmento. Os táxis nos ajudam a desbloquear novos mercados. Também aumentam a oferta. Além disso, podemos mesclar o uso dos produtos de mobilidade. Por exemplo, 35% dos passageiros que chegam ao Uber por meio de uma viagem de táxi passam a usar outros produtos Uber”, reforça o vice-presidente.

A expectativa é de que os passageiros paguem praticamente os mesmos valores para corridas de táxi que para as corridas do Uber X.

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A empresa 99 já oferece o 99Taxi desde sua criação, em 2012 (foi o primeiro serviço, inclusive), e, agora, quem entra com força no serviço é a Uber - DIVULGAÇÃO

REAÇÃO À CRISE

A Uber não vai admitir - lógico -, mas dar as mãos ao táxis é uma saída que, além de estratégica no conceito de mobilidade como serviço (MaaS), ajudará a empresa a vencer a crise que os apps têm enfrentado no mundo e, principalmente no Brasil.

O serviço de app vem perdendo motoristas devido às baixas tarifas pagas, mais evidentes diante dos sucessivos reajustes dos combustíveis, protestos de parceiros e, consequentemente, queda na qualidade do serviço com maior tempo de espera entre as viagens.

AS PARCERIAS PELO MUNDO

UBER TAXI EM SÃO PAULO

Em 2020, a Uber lançou o Uber Taxi em São Paulo, para ampliar as opções da plataforma. Foi a primeira e, por enquanto, única cidade brasileira a ganhar a nova categoria e começar a oferecer intermediação de viagens de táxis.

Na época, a empresa divulgou que o serviço era um pedido recorrente dos clientes corporativos, que gostariam de dispor da qualidade do serviço de táxi associada às ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo.

O fato de os táxis terem autorização para circular nas faixas de ônibus também pesou. O acesso é para os táxis credenciados na Prefeitura de São Paulo. Basta baixar o app da Uber para parceiros e realizar o cadastro.

Vale lembrar que a Uber já conta com uma integração com o transporte público de São Paulo. A plataforma exibe informações sobre linhas de ônibus, metrô e trens.

O cadastro no Uber Taxi de São Paulo segue o mesmo passo a passo dos outros parceiros da plataforma: precisam apresentar os documentos necessários (CNH com a observação de atividade remunerada, documento do carro, Alvará e Condutax) e passar por verificação de segurança, incluindo checagem de antecedentes.

O preço do Uber Taxi segue a tabela de tarifas determinada pela legislação municipal. Ao final de cada viagem, o taxista precisa inserir no app o valor calculado pelo taxímetro para que seja feita a cobrança.

 

Angela Weiss/AFP
Empresa integrará todos os táxis de Big Apple em sua plataforma - Angela Weiss/AFP

UBER E TÁXIS EM NOVA YORK

A Uber anunciou recentemente que integrará todos os táxis da cidade de Nova York em sua plataforma, um ponto de virada em sua relação com os famosos carros amarelos após anos de tensão e um sinal da estratégia de crescimento do grupo.

Sob um acordo com a Comissão de Táxis e Limousines, que regula a atividade, a Uber passou a hospedar o software de reserva de táxis de Nova York, que era um concorrente direto, em seu aplicativo virtual.
Os táxis de Nova York já haviam lançado seus próprios aplicativos de reserva, CMT, Arro e Curb.

Nos EUA, assim como no Brasil, as tarifas de uma corrida de táxi reservada pela plataforma serão aproximadamente as mesmas cobradas pela fórmula básica do Uber X.

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Em Nova York, a Uber anunciou recentemente que integrará todos os táxis da cidade em sua plataforma. Essa é a estratégia imediata da líder mundial do transporte de ride hailing (carona), inclusive no Brasil - Foto: Diego Nigro/JC Imagem

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