As obras de reforço e requalificação do Viaduto da Serra das Russas, na BR-232, entre Pombos e Gravatá, no interior de Pernambuco, foram finalizadas nesta segunda-feira (02/5) pelo governo do Estado.
Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), os trabalhos foram concluídos dois meses antes do prazo previsto, que era de oito meses.
A intervenção custou R$ 5 milhões e contemplou os serviços de substituição das juntas de dilatação e implantação de gradil de proteção ao longo de todo o elevado.
- BR-232: Veja como fugir dos congestionamentos provocados pelas obras de alargamento na saída do Recife
- Reconstrução da BR-232 começa ainda este ano em Pernambuco. Veja quanto vai custar
- Semana Santa: ida ao interior pela BR-232 vai testar paciência do motorista. Veja rotas para não ficar preso no engarrafamento
- BR-232: motoristas ganham nova rota alternativa às obras de alargamento por Jaboatão dos Guararapes. Confira
O gradil, inclusive, foi instalado para impedir os suicídios de motoristas e alguns pedestres, que há anos vinham sendo registrados no local.
Os registros eram feitos com frequência pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Placas com frases de autoestima foram colocadas no trecho para ajudar as pessoas a refletir. E um santuário de Nossa Senhora também foi construído no local.
A BR-232 será completamente restaurada pelo governo do Estado, que está responsável pela rodovia até 2026.
O Viaduto da Serra das Russas possui 450 metros de extensão e 50 metros de largura. O trabalho faz parte do pacote de ações do Programa Caminhos de Pernambuco, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos.