Apesar do trânsito intenso e dos transtornos, as obras de urbanização do Ipsep, na Zona Sul do Recife, estão avançando. Para quem não sabe, o bairro está recebendo investimentos municipais no valor de R$ R$ 36,3 milhões e sendo um projeto piloto para a cidade porque, pela primeira vez, a Prefeitura do Recife realiza intervenções de infraestrutura voltadas para a mobilidade urbana num só lugar e de uma só vez.
O Ipsep tem muita importância para o sistema viário da Zona Sul da capital porque funciona como bairro de passagem e ligação com a Zona Oeste e, ainda, com áreas da Zona Sul bastante adensadas, como o bairro do Ibura. Além disso, é rota alternativa à Avenida Mascarenhas de Moraes, corredor principal de entrada pelo Sul do Recife.
O projeto, que teve as obras iniciadas no fim de abril e previsão de 20 meses para conclusão, prevê a requalificação de diversas vias e a implantação de soluções de circulação não só para carros, mas também para os ônibus e a mobilidade ativa no bairro.
Bairro do Ipsep começa a passar por mudanças. Confira quais
São ações no trânsito, no transporte público coletivo, na ciclomobilidade, na arborização e na iluminação pública. O projeto será piloto e representa uma nova concepção de ações na cidade.
Esta semana, a Prefeitura do Recife abriu uma nova frente de trabalho nas obras do binário da Jean Emile Favre, a principal do bairro e a que tem o trânsito mais pesado.
Agora, a requalificação chegou à Avenida Raimundo Diniz, que está recebendo intervenções de drenagem, embutimento da rede de telecomunicações, pavimentação, sinalização viária e requalificação das calçadas.
Os moradores do bairro têm sofrido com o transtorno das obras, que complicam o trânsito e atrasam ainda mais o trajeto dos ônibus, mas a expectativa diante dos ganhos com a requalificação supera o sofrimento.
“Tenho grandes expectativas porque, a partir do projeto, é uma obra grandiosa. Se ficar como o previsto, vai ser perfeito. Vai melhorar significativamente o trânsito do bairro e redondezas”, afirma o auxiliar administrativo Deyvson Barbosa, morador nascido no Ipsep.
“Mas está um transtorno atualmente. Os desvios têm dificultado a circulação. O trajeto dos ônibus está maior. Se atrasarmos um minuto e perdermos o horário previsto, é um atraso gigante. Mas sou morador do Ipsep desde que nasci e nunca vi algo dessa magnitude”, finaliza.
No total, cinco vias serão contempladas no projeto: as Avenidas Jean Emile Favre e Raimundo Diniz, e as Ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari.
A prefeitura promete melhorar a mobilidade urbana da área, priorizando o transporte público com a implantação de corredor exclusivo de ônibus, a ciclomobilidade com ciclofaixas, a circulação com o binário e os alagamentos com a realocação das redes de abastecimento de água e de coleta de esgotos.
Também garante que será feito o embutimento da rede de telecomunicações, diminuindo a poluição visual.
O binário da Jean Emile Favre terá 3,5 km e fará a ligação de duas importantes vias arteriais principais: as Avenidas Recife, no Ipsep, e Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira.
No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife.
Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e seguirá pelas Ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Mascarenhas de Moraes.
Os dois pontilhões sobre o canal da Malária/Dancing Days serão alargados e a Rua Rio Maranhão será pavimentada.
Uma nova ciclofaixa será implantada e se conectará com as Ciclofaixas Paris e Dom Hélder Câmara, já existentes, somando-se aos 84,6 km já conectados entre as Zonas Sul e Oeste.