COLUNA MOBILIDADE

ELEIÇÕES 2022: veja como será o esquema de transporte público no Grande Recife para o 1º turno

Inicialmente, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a operação não seria alterada e valeria a do domingo. Depois, voltou atrás e anunciou que vai valer a operação do sábado, que tem 300 ônibus a mais do que a do domingo

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 28/09/2022 às 13:01 | Atualizado em 29/09/2022 às 16:52
Notícia
X

Matéria atualizada às 16h do dia 29/9/2022 com a decisão do governo de Pernambuco de disponibilizar mais ônibus para as eleições

O eleitor que precisar se deslocar de transporte público para o primeiro turno das Eleições 2022 na Região Metropolitana do Recife deve se organizar bem para não ficar na mão. Mesmo com uma redução superior a 40% na oferta de ônibus aos domingos, o governo de Pernambuco não vai fazer um esquema especial de operação.

Ou seja, o passageiro terá a mesma oferta dos domingos que - quem anda de ônibus sabe - é pequena e gera intervalos longos em muitas linhas. Mesmo aquelas de maior demanda. A explicação do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - gestor do sistema por ônibus na RMR - é de que não há necessidade porque não existe demanda de usuários que justifique.

ELEIÇÕES 2022: passagens de ônibus e BRTs serão gratuitas no primeiro turno. Confira em quais cidades

Cadê a meia passagem aos domingos nos ônibus do Grande Recife?

Essa demanda não existe, segundo o CTM, desde que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) redistribuiu as Zonas Eleitorais de acordo com a residência dos eleitores, aproximando-os dos locais de votação.

O transporte da RMR estava, em junho de 2022, com 377 linhas em operação e 15 ainda suspensas pelos efeitos da pandemia. Quem usa o sistema sente diariamente que, mesmo nos dias úteis, o serviço teve uma redução de oferta no chamado vale, que é o horário fora do pico. A Coluna Mobilidade aguarda o CTM informar a frota disponível no domingo.

ATUALIZAÇÃO

Na tarde desta quinta-feira (29/9), o CTM voltou atrás e anunciou que irá operar com a frota dos sábados no domingo de eleição. Serão 1.257 veículos operando 370 linhas. Na prática, são 300 ônibus a mais do que o total disponibilizado aos domingos e 1.059 a menos do que nos dias úteis, quando 2.316 coletivos estão em operação.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Metrô do Recife também não terá esquema especial. Vale lembrar que sistema tem enfrentado muitas quebras e problemas devido ao sucateamento - GUGA MATOS/JC IMAGEM

METRÔ DO RECIFE

O Metrô do Recife também não terá esquema especial. E o argumento é o mesmo dos gestores dos ônibus. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife, a experiência de outras eleições mostrou que não há demanda concentrada que justifique o reforço.

Por isso, valerá a programação de domingo, que é de fazer qualquer cidadão desistir de pegar o metrô: Linha Centro com intervalos de 20 minutos nos ramais e de 10 minutos no chamado tronco, que é ao longo da linha. E Linha Sul com intervalos de 13:30.

Operação prevista com 8 trens na Linha Centro e 5 trens na Linha Sul. Pelo menos essa é a programação oficial. A Linha Diesel não funciona aos domingos. Também segundo a CBTU, havendo necessidade, trens serão lançados na operação. O metrô funciona diariamente das 5h às 23h.

Foto: Guga Matos/JC Imagem
As ciclofaixas de lazer não funcionarão nas Eleições 2022 a pedido do TRE-PE - Foto: Guga Matos/JC Imagem

CICLOFAIXAS DE LAZER

Como acontece todos os anos, as Ciclofaixas de Lazer do Recife não estarão em operação nas Eleições 2022. Nem neste domingo, 1º turno, nem no 2º turno. Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, gestora das ciclofaixas móveis, a decisão de não disponibilizar o equipamento para a população é para atender a um pedido do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e evitar retenções no trânsito, já que as rotas passam por vias de muito tráfego de veículos.

O mesmo acontecerá com as Ciclofaixas de Lazer de Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Ou seja, mais uma vez, o estímulo ao uso do automóvel no deslocamento dos eleitores para suas zonas eleitorais predomina em Pernambuco.

Tags

Autor