Os Terminais Integrados de ônibus e metrô da Região Metropolitana do Recife começaram a mudar de cara. Conhecidos dos passageiros e operadores do transporte público pela degradação, insegurança e, em sua grande maioria, desordem, os equipamentos estão melhores. A arrumação que vem sendo realizada desde janeiro de 2022, quando a gestão privada começou, já é visível.
É claro que estamos falando de um contrato de R$ 113 milhões para gestão de 26 TIs e 44 estações de BRT por 35 anos, o que por si só já exige resultados da nova gestão - agora sob responsabilidade da empresa Nova Mobi Pernambuco. Mas as mudanças estão sendo promovidas. Dias depois de o primeiro balanço das ações ser apresentado ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o JC percorreu algumas das unidades e constatou as melhorias.
A Nova Mobi garante que já está presente nos 26 TIs nesses sete meses de contrato, garantindo o funcionamento básico das unidades. E que até janeiro de 2023 entregará todos pintados, sinalizados, com água, iluminação e banheiros funcionando. São as obras emergenciais, definidas no contrato de concessão.
Já estão nessas condições os TIs CDU, Getúlio Vargas e Santa Luzia. Os TIs Joana Bezerra e Xambá, que também estão recebendo obras de melhorias, serão finalizados no fim deste mês de setembro. “Pelo contrato, temos 12 meses para as obras emergenciais e 48 meses para as de melhorias. É o cronograma para todos os terminais”, explica o diretor-presidente da Nova Mobi Pernambuco, Gilberto Torres de Menezes.
Pelos TIs passam mais de 80% dos passageiros do transporte público do Grande Recife. As chuvas atrasaram em dois meses as obras, segundo a Nova Mobi.
Os TIs estão recebendo pintura, sinalização indicativa de orientação para embarque, novos equipamentos como lojas e quiosques, pequenas praças de alimentação em concreto (no caso do TI Joana Bezerra, centros administrativos (TI Joana Bezerra e Xambá), e total reestruturação dos banheiros públicos, das coberturas e da iluminação.
A gestao privada força a execução do convênio firmado entre o Estado e a Policia Militar, garantindo a presença de polícias militares nos maiores e mais problemáticos TIs, dando segurança para quem passa pelo equipamento.
CONFIRA o cronograma das ações:
* Todos os TIs deverão estar com as OBRAS EMERGENCIAIS finalizadas em 12 meses, contados a partir do início do contrato, ou seja, em janeiro de 2023
* Todas as obras de melhorias deverão estar concluídas em 48 meses, ou seja, em quatro anos
* Todas as estações de BRT precisam estar requalificadas em 36 meses, ou seja, em três anos
OBRAS nos TIs
TIs que já tiveram as OBRAS EMERGENCIAIS iniciadas:
Todos os 26 TIs
TIs que estão com OBRAS DE MELHORIAS avançadas:
TI CDU (IVPerimetral) - Finalizada
TI Santa Luzia - Finalizada
TI Caxangá - Finalizada
TI Xambá - Conclusão em 30/10/22
TI Joana Bezerra – 30/ 09/ 22
TIs que estão com OBRAS DE MELHORIAS em andamento:
TI PE-15
TI Macaxeira
TI Getúlio Vargas (III Perimetral)
TI Largo da Paz
TI Aeroporto
Apesar das reclamações em relação ao longo intervalo de algumas linhas e, por isso, filas e mais filas, quem circula pelos terminais integrados já percebe as melhorias. “De fato, notamos. Está mais limpo, pintado, sinalizado e seguro. Bem diferente de antes, sem dúvida”, elogia o passageiro Williams Campelo Rocha, que usa o TI Joana Bezerra com frequência.
O TI Joana Bezerra é um dos equipamentos em que as mudanças mais se destacam. “Mas não precisamos apenas de infraestrutura. Sem dúvida, ela é importante, mas também queremos mais ônibus e veículos mais novos”, aproveita para solicitar o passageiro.
“Está bem melhor mesmo. O terminal está mais organizado e limpo. As filas também estão mais organizadas porque colocaram fiscais que ajudam na organização. Estou gostando muito”, afirma Daniele Maria da Silva, outra passageira do TI Joana Bezerra.
Como previsto no projeto da Parceria Pública Privada (PPP), a proposta é que, com o tempo, sejam identificadas algumas vocações econômicas para os terminais que vão além das lanchonetes.
No TI Joana Bezerra, novos boxes de serviços estão sendo construídos para agregar serviços à unidade. “Estamos estimulando os ambulantes a deixarem de vender na informalidade para passar para a formalidade. Fizemos boxes experimentais para testar porque são serviços que não poderão competir com os lojistas, por exemplo”, explica Gilberto Torres de Menezes.
Outra ação que está começando a ser formatada pela nova gestão é transformar os equipamentos em polos culturais das comunidades onde estão inseridos. A ideia é promover ações sociais e shows culturais para atrair a população para o equipamento.
O contrato de concessão pública com a Nova Mobi Pernambuco é no valor de R$ 113 milhões ao longo dos 35 anos. Prevê investimentos na ordem de R$ 1,5 bilhão. Pelo cronograma de atuação, o primeiro ano é de arrumação. Mas em até quatro anos, terão que ser investidos R$ 85 milhões do total.
As 44 estações do Sistema BRT do Grande Recife também estão no pacote de concessões. O Corredor Leste-Oeste, que liga a capital ao município de Camaragibe, é o mais beneficiado por enquanto.
Segundo a Nova Mobi Pernambuco, todas as 18 estações do Leste-Oeste serão entregues reformadas e com tecnologia instalada até dezembro deste ano. A tecnologia citada é o Sistema de GPS/ PMV (Painel de Mensagem Variável), que dará o horário de chegada dos BRTs em tempo real.
PPP previa a identificação do POTENCIAL DE EMPREENDIMENTOS ASSOCIADOS. CONFIRA
A recuperação do Corredor Norte-Sul, o maior dos dois e que liga o Recife a Igarassu, está mais lenta porque foi o equipamento mais vandalizado antes e durante a pandemia de covid-19.
Pela previsão da Nova Mobi, todas as estações do Norte-Sul serão entregues com obras emergenciais. As obras de melhorias ficarão para 2023.
Das 26 estações, apenas dez encontram-se em funcionamento. Nove delas estão em reforma (seis serão entregues até o fim do mês e três em outubro). Já as últimas sete estações estão sendo reformadas pelo CTM.
CORREDOR LESTE-OESTE:
* As 18 estações encontram-se em funcionamento e em fase de requalificação
* 12 delas foram reformadas e 3 estão concluídas com tecnologia, inclusive com o Sistema de GPS/ PMV (Painel de Mensagem Variável).
* Todas as estações serão entregues retrofitadas e com tecnologia instalada até dez/ 22
CORREDOR NORTE-SUL:
* Das 26 estações, 10 encontram-se em funcionamento
* 9 delas estão em reforma: 6 delas serão entregues até o fim de setembro/22 e 3 em outubro/22
* As últimas 7 estações estão sendo reformadas pelo CTM. Todas as estações do Norte-Sul serão entregues com obras emergenciais. As obras de melhorias ficarão para 2023
Números apresentados pela Nova Mobi Pernambuco:
R$ 90 milhões em investimentos em 48 meses
Mais de 600 mil pessoas beneficiadas diariamente
Mais de 3 mil empregos diretos e indiretos
R$ 400 milhões de geração de impostos