O trânsito da cidade de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vai passar por uma grande mudança de circulação. A Avenida Presidente Getúlio Vargas, via estrutural da restrita malha viária do município, ganhará sentido único para compor um binário, terá faixa exclusiva para os ônibus e ciclovia bidirecional.
E mais: uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno, além da Rua Cândido Pessoa, a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas e que irá compor o binário com a avenida. A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.
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O projeto, chamado de Binário Bairro Novo/Casa Caiada, custará R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). A licitação pública para escolher a empresa que executará as obras tem previsão de ser lançada em um mês.
A aposta da Prefeitura é que, com a reurbanização, consiga reorganizar completamente a Getúlio Vargas, corredor importante não só para a circulação, mas comercialmente. A via é vista como a Avenida Conselheiro de Olinda. Além de proporcionar mais segurança para os pedestres e ciclistas e maior velocidade nas viagens dos ônibus, beneficiando os passageiros.
"Com o ordenamento, apostamos que conseguiremos retomar o potencial econômico da Avenida Getúlio Vargas, que é um dos pólos comerciais mais importantes de Olinda”, explica Evandro Avelar, assessor especial da Prefeitura de Olinda e que está à frente da coordenação do futuro binário.
O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, diz que a intervenção era um pedido antigo da população e que o projeto já foi discutido com a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL). Mas que também será debatido com a população e os comerciantes da região.
“Queremos fazer o mesmo que conseguimos na Avenida Presidente Kennedy após a requalificação. Tínhamos lojas fechando e agora o cenário é outro: são lojas reabrindo e grandes empreendimentos se instalando ao longo do corredor”, diz.
“Será uma grande e importante obra não só para a mobilidade das pessoas, mas também para a retomada comercial da avenida. Sabemos que no começo poderá haver alguma resistência, mas conversaremos com todos. O projeto está sendo feito por uma equipe com expertise em trânsito e circucação”, garante Professor Lupércio.
O novo binário compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo e de Casa Caiada, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.
Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.
No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.
Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís Andrade (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas).
A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.
Essa via, é importante ressaltar, ainda tem trechos bastante residenciais, inclusive com árvores antigas plantadas no meio da via. Mas, como explica Evandro Avelar, a opção por ela foi necessária pela proximidade com a Getúlio Vargas e pelo caráter comercial que ela já adquiriu exatamente por ser a primeira paralela do corredor.
"Tecnicamente, não tínhamos como compor o binário com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti porque ela tem uma geometria que a coloca muito afastada da Getúlio Vargas. Ao mesmo tempo, a Rua Cândido Pessoa já possui diversos trechos extremamente comerciais que serão potencializados com a criação do binário”, afirma Avelar.
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.
A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.
CONFIRA O PROJETO:
Binário do Bairro Novo Olinda by Roberta Soares on Scribd
Os estudos realizados para embasar o projeto apontam que a Avenida Getúlio Vargas recebe, em média, entre 10 mil e 14 mil veículos por dia.
Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para a Rua Cândido Pessoa, que seguirá com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.
A expectativa é de que os trabalhos de implantação do binário, após a ordem de serviço ser dada, durem aproximadamente dois anos. O projeto foi desenvolvido pela TPF Engenharia.
Evandro Avelar lembra que Olinda está conseguindo, com a ajuda do governo de Pernambuco, reestruturar a malha viária da cidade. Já são quase R$ 350 milhões em recursos destinados e previstos para requalificação e implantação de avenidas metropolitanas que cortam o município.
O Binário do Bairro vem complementar o pacote de intervenções. “Fizemos a Avenida Presidente Kennedy e o Estado está atuando na requalificação da Segunda Perimetral e implantação da Avenida Metropolitana Norte, além da PE-15. Quando todas essas obras estiverem concluídas, a malha viária de Olinda estará estruturada”, prevê com otimismo Avelar.
Os recursos que beneficiam Olinda estão divididos da seguinte forma: R$ 20 milhões na requalificação da Avenida Presidente Kennedy (R$ 3,5 milhões do Estado), R$ 175,5 milhões na requalificação da PE-15 (recursos do Estado), R$ 100 milhões na Via Metropolitana Norte (Estado), R$ 10 milhões na requalificação da Segunda Perimetral (Estado), R$ 5 milhões para pavimentação de corredores viários (recursos do Estado) e R$ 35 milhões no Binário do Bairro Novo (financiamento por Olinda).