Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

TRÂNSITO EM OLINDA: confira como ficará a circulação da Avenida Getúlio Vargas após criação de binário

Avenida terá sentido único do Recife-Olinda e circulação na direção contrária será pela Rua Cândido Pessoa

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 23/09/2022 às 7:30
A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles - GUGA MATOS/JC IMAGEM

A implantação do Binário Bairro Novo/Casa Caiada em Olinda, na Região Metropolitana do Recife, vai mudar completamente a circulação no coração da cidade. A Avenida Presidente Getúlio Vargas, via estrutural da restrita malha viária do município, ganhará sentido único, faixa exclusiva para ônibus e ciclovia bidirecional.

E, ainda, uma ampla requalificação urbana do corredor e do seu entorno. A promessa da Prefeitura de Olinda é refazer todas as calçadas, a drenagem e a pavimentação das duas vias, além de implantar nova iluminação e equipamentos urbanos - principalmente os pontos de ônibus.

TRÂNSITO EM OLINDA: Avenida Getúlio Vargas será mão única, ganhará faixa exclusiva para ônibus e ciclovia

O binário será composto com a Rua Cândido Pessoa, a primeira paralela a oeste da Getúlio Vargas.

COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO

O novo binário compreenderá os quatro quilômetros da Avenida Getúlio Vargas, ao longo do Bairro Novo e de Casa Caiada, e será composto, além da avenida, pela Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho de aproximadamente um quilômetro da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.

MODELO Avenida Getúlio Vargas será um binário com a Rua Cândido Pessoa e um pequeno trecho da Avenida Carlos de Lima Cavalcanti - GUGA MATOS/JC IMAGEM

A Avenida Presidente Getúlio Vargas passará a ter sentido único Recife-Olinda desde a Praça 12 de Março (onde fica a tradicional Sorveteria Bacana) até o girador em frente ao Hotel 4 Rodas.

Esse trecho, de quatro quilômetros, será exatamente o binário. Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa.

No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti.

Os veículos, incluindo os ônibus, que quiserem usar o binário o acessarão a partir da Rua Jornalista Luís (cerca de um quilômetro depois da rotatória do Hotel 4 Rodas)

A Praça 12 de Março, assim como o girador em frente ao Hotel 4 Rodas, funcionarão como rotatórias de entrada e saída do futuro binário. Entrando nela à esquerda, pegarão à direita e entrarão na Rua Cândido Pessoa. A partir daí, serão três faixas, sendo duas para os automóveis e uma para os ônibus.

FAIXA PARA OS ÔNIBUS E CICLOVIA

A promessa da Prefeitura de Olinda é que irá melhorar não só a circulação dos automóveis na cidade e recuperar a força econômica da Avenida Getúlio Vargas, mas também promover uma reurbanização geral dos dois corredores e de quatro praças existentes entre eles.

A reurbanização, promete a gestão municipal, será reconstruir todas as calçadas das duas avenidas (os dois lados) com piso intertravado e respeitando as normas de acessibilidade, implantar nova sinalização horizontal, vertical e, principalmente, semafórica, além de uma nova iluminação e novos abrigos de ônibus. Tudo novo. Essa é a promessa.

nova circulação - ARTES JC

GANHOS

Os ganhos de velocidade estimados não foram informados pela Prefeitura de Olinda, apenas no caso dos ônibus, que seriam de 15% a 20% com a implantação de uma faixa exclusiva. Olinda tem 26 linhas de ônibus metropolitanas e a grande maioria passa pela Getúlio Vargas.
As duas faixas para o tráfego de veículos particulares e a faixa exclusiva de ônibus serão implantadas em 11,10 metros da avenida. E as calçadas terão 3,45 metros de cada lado. O padrão das calçadas é o mesmo para a Rua Cândido Pessoa, que seguirá com três faixas: duas para carros e uma para os coletivos.

No sentido Olinda-Recife, a circulação será pela Rua Cândido Pessoa, que será o eixo principal do percurso. Mas, na prática, o binário começará ainda na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti - GUGA MATOS/JC IMAGEM
Promessa da Prefeitura de Olinda é a reurbanização total dos dois corredores, com a requalifcação das calçadas, dos pontos de ônibus, implantação de nova iluminação, drenagem e pavimentação das vias - GUGA MATOS/JC IMAGEM
Hoje, a Avenida Getúlio Vargas é mão dupla com duas faixas em cada direção.Com a mudança, passará a ter duas faixas para carro, uma faixa exclusiva para ônibus e uma ciclovia implantada na quarta faixa - GUGA MATOS/JC IMAGEM

VALORES

O projeto custará R$ 35 milhões, recursos do município já obtidos, segundo a Prefeitura de Olinda, via financiamento Finasa da Caixa Econômica Federal (CEF). A licitação pública para escolher a empresa que executará as obras tem previsão de ser lançada em um mês. E os trabalhos deverão durar dois anos.

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