Com o segundo turno das Eleições 2022 para acontecer no dia 30/10, não só para escolha do novo presidente da República, mas também da futura governadora de Pernambuco, a Coluna Mobilidade republica as propostas das candidatas para a mobilidade urbana do Estado.
As promessas seguem mais genéricas do que detalhadas, e não apresentam especificações financeiras e técnicas que poderiam validá-las. Mas é o que o eleitor terá. Foi o que a coluna conseguiu publicar para o primeiro turno e, agora, repete com o objetivo de ajudar o eleitor a escolher o seu voto no segundo turno.
Transporte público por ônibus, malha rodoviária, Arco Metropolitano e Metrô do Recife estão entre os temas. As duas candidatas que disputam o governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade), mostram seus planos diante dos desafios da mobilidade urbana e da infraestrutura do Estado, que impactam na vida de todos os pernambucanos.
RAQUEL LYRA (PSDB) E PRISCILA KRAUSE (CIDADANIA)
TRANSPORTE PÚBLICO
A candidata Raquel Lyra e sua equipe propuseram criar o Plano de Transporte da Região Metropolitana do Recife, em parceria com as prefeituras e secretarias dos 14 municípios. Essa é a principal aposta para melhorar o transporte público no Grande Recife.
Pelo que explicaram, seria fazer o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) funcionar na prática, no sentido literal de “consórcio” da RMR. Algo que, desde que foi criado, há onze anos, o CTM nunca conseguiu cumprir, ficando para o Estado, sozinho, toda a responsabilidade sobre a gestão de um sistema que movimenta R$ 1 bilhão por ano.
BILHETE ÚNICO
A promessa é implantar o Bilhete Único nos ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), unificando a tarifa dos coletivos e do metrô e definindo critérios claros para os futuros reajustes. Ou seja, a RMR teria, de fato, apenas um Anel. Atualmente, ainda são três e o passageiro lindeiro do metrô paga mais caro: R$ 4,25.
AR-CONDICIONADO
A chapa promete ampliar a oferta de ônibus e micro-ônibus com ar-condicionado em Pernambuco, através de um programa de acesso ao crédito para a modernização da frota do transporte público. Mas não deu mais detalhes.
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FINANCIAMENTO
Raquel Lyra também promete criar alternativas de financiamento e novas fontes extra tarifárias para o transporte público - assunto que vem ganhando força no País e já é praticado há décadas em sistemas no mundo. Mas também não explicou quais seriam essas fontes.
VEM SOCIAL
Promete revisar os critérios do Programa Transporte Social (VEM Social), estendendo o acesso gratuito e temporário ao transporte público aos moradores da RMR desempregados ou vivendo em situação de extrema pobreza.
O VEM Social já beneficia desempregados, mas há diversos critérios para eles serem aceitos. A proposta é ampliar esse atendimento e incluir aqueles em extrema pobreza.
SISTEMA BRT
A candidata também promete melhorar a qualidade do BRT. De forma genérica, promete: requalificar os corredores, melhorar a frequência de oferta do serviço, além de modernizar e expandir as estações.
Para isso, diz que vai fiscalizar o contrato de PPP dos 26 terminais integrados e das 44 estações de BRT em curso - o que é obrigação do Estado, gestor do contrato, é importante pontuar.
MOBILIDADE ATIVA
A promessa é bem genérica: “Fomentar a mobilidade ativa, acessível e sustentável nas cidades de Pernambuco, apoiando a elaboração de Planos de Mobilidade Urbana pelos municípios”. Vale lembrar que a elaboração dos PMU viraram quase uma “lenda urbana” no País e em Pernambuco.
METRÔ DO RECIFE
Raquel Lyra promete que a situação do Metrô do Recife será “uma prioridade que estará na mesa da governadora a partir do dia 1º de janeiro”. Mas não deixa claro se assumirá a estadualização ou defenderá que o sistema siga sob gestão federal.
“Vamos promover a regularização dos serviços do Metrô do Recife, pois, do jeito que está, não é possível continuar. Irei pessoalmente negociar a solução com o governo federal”, afirma.
“O metrô hoje atende 160 mil pessoas todos os dias e passa por quatro cidades da Região Metropolitana. Quatro cidades. A passagem é cara, os trens vivem atrasando, quebrando e andam superlotados”, segue.
“Não dá mais para continuar desse jeito. Nós vamos botar os trens pra rodar. Menos da metade está rodando, tem até cemitério de trem em Jaboatão. O trabalho tem que ter começo, meio, e ser contínuo”, finaliza.
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INFRAESTRUTURA
A promessa é criar o programa “Pernambuco no Caminho Certo”, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.
Promete concluir a duplicação da BR-104, entre Caruaru e Taquaritinga do Norte (Agreste); requalificar a BR-232 e ampliar a duplicação até Arcoverde (Sertão) para facilitar o escoamento da produção das duas regiões.
Sobre o Arco Metropolitano, promessas de que vai fazê-lo, mas sem explicar como resolver a polêmica do traçado do Trecho Norte (Lote1). Diz apenas que irá garantir a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe (APA-Beberibe).
MARÍLIA ARRAES (SOLIDARIEDADE) E SEBASTIÃO OLIVEIRA (AVANTE)
TRANSPORTE PÚBLICO
Para a Região Metropolitana do Recife, a proposta de Marília Arraes e de sua equipe é instituir o Bilhete Único. A equipe técnica do programa de governo estaria estudando fontes alternativas de financiamento e dialogando com diversos atores sobre o tema.
METRÔ DO RECIFE
A candidata prometeu empenho para resolver a situação do Metrô do Recife e a estadualização seria uma alternativa a ser analisada. Mas desde que "não cause prejuízo para o Estado", ponderou.
Alegou que, em qualquer formato que o Estado venha a assumir o sistema, será necessário realizar a recuperação dos equipamentos e um estudo para definir como viabilizá-lo. Esse estudo, entretanto, é o que foi elaborado pelos técnicos do BNDES e da Seplag PE, mas engavetado pessoalmente pelo governador Paulo Câmara.
BR-232
Para a BR-232, as prioridades elencadas pela candidata serão concluir as obras de alargamento da rodovia, na saída do Recie, recuperar os trechos degradados e melhorar a manutenção. Mais detalhes não foram informados.
ARCO METROPOLITANO
Marília Arraes prometeu procurar o governo federal para construir uma saída que destrave o projeto do Arco Metropolitano.
"O Arco Metropolitano é fundamental para o futuro de Pernambuco. O trecho urbano da BR-101 já virou uma via urbana e não faz sentido obrigar o transporte de cargas que vai seguir para Suape ou para outros estados a entrar no Recife", defendeu, também sem mais detalhes.
INFRAESTRUTURA
A campanha ao governo de Marília Arraes prevê a apresentação de um plano de recuperação das rodovias estaduais, que inclui a conclusão das obras já iniciadas, a recuperação de estradas deterioradas e a expansão da malha viária.
A promessa era de que também seria apresentado um programa permanente de conservação das rodovias, com contratos de longo prazo para garantir a manutenção.
Segundo a assessoria de comunicação da candidata, haveria alterações nas propostas, inclusive com a inclusão de novas abordagens e soluções, mas nada foi divulgado até então.
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