NOVO CAIS JOSÉ ESTELITA: veja como estão as obras do futuro sistema viário

Pelo projeto, a Avenida Cais José Estelita será recuada para dar espaço a um parque no cais, às margens da Bacia do Pina
Roberta Soares
Publicado em 06/11/2022 às 8:00
Pelo projeto, a Avenida Cais José Estelita será recuada para dar espaço a um parque no cais, às margens da Bacia do Pina Foto: DIVULGAÇÃO


Não podemos dizer que as obras do Novo Cais José Estelita, na área central do Recife e principal ligação da Zona Sul com o Centro da capital, estejam “de vento em polpa”, como se diz. Não estão, é fato. Mas seguem em andamento com a perspectiva de que uma pequena parte do futuro sistema viário da área seja concluída até junho de 2023.

O restante do sistema viário não tem prazo para ser finalizado porque dependerá de cada um dos seis empreendimentos previstos para serem erguidos na área - entre eles 13 torres residenciais e empresariais. A região, para quem não lembra, foi palco de protestos sociais contrários à edificação da área, que ganharam visibilidade mundial.

Mas já é possível ver um pouco do que está sendo feito. Observar o surgimento das novas ruas que começam a ser abertas para criar o novo sistema viário conectando o Cais José Estelita - com os empreendimentos no meio - aos bairros de São José e da Cabanga, além do Centro Expandido do Recife.

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A planta viária divulgada nesta reportagem indica as novas ruas que serão criadas com seus respectivos nomes. A implantação do novo sistema viário é uma das muitas ações mitigadoras exigidas para o Projeto Novo Recife, que terá que investir R$ 90 milhões em obras de mitigação. 

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LEGENDA: As ruas que estão com uma cor mais escura são as que estão sendo executadas e fazem parte das ações de mitigação do primeiro empreendimento, realizado no Lote 1 da Quadra A.

Pelo projeto, a Avenida Cais José Estelita será recuada para dar espaço a um parque no cais, às margens da Bacia do Pina. O trecho ganhará uma ciclovia - já batizada de Rota José Estelita e que terá quase cinco quilômetros. A circulação na região continuará tendo um binário (duas vias paralelas em sentidos únicos e contrários), mas ele será recuado.

PASSO A PASSO

Eduardo Moura, diretor de Incorporação Pernambuco da Moura Dubeux, reforça que as obras de mitigação do Novo Recife serão realizadas por cada um dos seis empreendimentos. “O primeiro conjunto de ações que está sendo executado corresponde à elaboração do plano de circulação para o Centro Expandido e do projeto executivo do parque da orla, além da execução de parte do sistema viário da nova avenida do Cais José Estelita e do binário”, explica.

Segundo o diretor, o plano de circulação já estaria na fase final de conclusão. “É importante ressaltar que é um estudo elaborado para melhorar a circulação da cidade, em especial no Centro Expandido. A elaboração do projeto do Parque está em fase de elaboração junto com a Prefeitura do Recife, e a execução de parte do sistema viário que coube ao primeiro empreendimento está em fase adiantada e ficará pronta nos próximos quatro meses”, garante.

Sobre a impressão de que os trabalhos estão lentos, Eduardo Moura explica que não passa de impressão. “Na verdade, grande parte das obras do sistema viário não são visíveis, pois dizem respeito à execução de calhas, galerias e instalação de tubulações enterradas. Isso possibilitará o embutimento dos cabos de lógica e energia em todo o complexo, evitando a poluição da paisagem com fios”, afirma.

MAIS AÇÕES MITIGADORAS

Uma das iniciativas mitigadoras do projeto que mais está próxima de ser finalizada seria a reforma da Igreja de São José, com previsão de conclusão para março de 2023.

A reurbanização do Cais José Estelita prevê, ainda, a derrubada do Viaduto das Cinco Pontas, que funciona como uma barreira urbana para a cidade.

CONFIRA TODAS AS AÇÕES MITIGADORAS DO PROJETO:

Relação Ações Mitigadoras Projeto Novo Recife by Roberta Soares on Scribd

MAIS DETALHES DO PROJETO

O Projeto Novo Recife prevê a construção de 13 edifícios residenciais e comerciais. Entre o que já foi divulgado sobre o projeto e que tem relação com a mobilidade urbana da cidade estão a implantação de um parque linear valorizando a borda d'água, outro parque na área da antiga ferrovia e espaços públicos de convivência, esportes, cultura e lazer; eliminação de grades e muros em todas as edificações; ciclovia em toda a extensão da linha d'água; eliminação do viaduto das Cinco Pontas devolvendo a relação que o Forte tem com a frente d'água; calçadas com aproximadamente cinco metros de largura; e conexão da Avenida Dantas Barreto com o Cais José Estelita.

NOVA ROTA CICLOVIÁRIA

No pacote das mudanças e reurbanização do Cais José Estelita, o Recife vai ganhar uma ciclovia na área, conhecida pela aridez para quem pedala. A Rota José Estelita, como está sendo chamado o equipamento, será viabilizada graças a uma emenda do deputado federal Felipe Carreras (PSB), que garantiu R$ 750 mil para o projeto. O valor cobrirá parte do projeto, que também será custeado como ação mitigadora do Novo Recife.

Pelo projeto, a Rota José Estelita terá 4,8 quilômetros de extensão. A licitação para implantação do novo equipamento estaria prevista para ser lançada em agosto e, segundo os argumentos da PCR para viabilizar os recursos, está a expectativa de redução em 20% da circulação de veículos automotores e do custo da população com transporte.

A emenda foi anunciada em julho deste ano, mas até agora o projeto não avançou. A reportagem não conseguiu falar com Felipe Carreras, nem teve um posicionamento da PCR. 

Além, é claro, de estimular a mudança de comportamento dos condutores com diferentes modais e diminuir a emissão de gás carbônico na atmosfera.

A Prefeitura do Recife informou que a requalificação do sistema viário do entorno do Cais José Estelita é uma das contrapartidas do empreendedor previstas no projeto e que cumpre os prazos pré-estabelecidos.

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