Alguns dos principais corredores viários do Recife estão sendo monitorados desde a segunda-feira (21/11) para avaliar se os motoristas respeitam a velocidade limite das ruas e avenidas. As medições estão sendo realizadas entre 7h30 e 12h, e de 13h30 às 18h.
A pesquisa é realizada pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e tem o objetivo de identificar o índice de respeito à velocidade máxima regulamentada nas vias. Os excessos de velocidade registrados, entretanto, não irão gerar notificações, ou seja, multas de trânsito. Irão, apenas, municiar a autarquia com informações sobre o comportamento dos condutores na via para embasar políticas públicas de respeito à velocidade.
Maioria dos motoristas excede a velocidade limite das ruas no Recife. Você sabia?
Recife ganha novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito. Confira os locais
Por que reduzir a velocidade limite das ruas e avenidas é fundamental? Entenda
A CTTU garante que os motoristas que circulam nas vias da cidade têm, ano a ano, respeitado mais o limite de velocidade. Na primeira pesquisa do tipo, realizada em 2020, o excesso de velocidade era praticado, em média, em 37% das vias analisadas. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local.
Confira a série de reportagens Por um novo transitar
Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil
Entre as vias que estão sendo monitoradas estão a Avenida Norte, Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Domingos Ferreira, Avenida Militar, Cais do Apolo, Rua da Aurora e Rua dos Palmares. A medição é realizada numa parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Johns Hopkins University, dos EUA.