A Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) na gestão da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) será comandada pelo engenheiro civil Evandro Avelar, que tem larga experiência na gestão pública e, principalmente, na área de mobilidade urbana com foco no transporte público. A pasta, inclusive, se chamará Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco.
Evandro Avelar foi secretário estadual das Cidades, de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, e presidente do Porto de Suape. Também atuou como diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e como secretário municipal de pastas ligadas à infraestrutura em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
À frente da EMTU, na gestão Jarbas Vasconcelos (MDB), foi um dos coordenadores da operação para retirada dos antigos kombeiros, profissionais que faziam o transporte clandestino de passageiros com Kombis no Recife.
Estava atuando, antes de aceitar o convite de Raquel Lyra, como assessor especial da Prefeitura de Olinda, sendo responsável por viabilizar projetos como a requalificação da Avenida Presidente Kennedy - dívida histórica do município com a população e o transporte público urbano.
Em Olinda também foi o articulador do projeto de implantação do Binário Bairro Novo/Casa Caiada, que pretende requalificar um dos principais corredores viários da cidade: a Avenida Getúlio Vargas.
TRANSPORTE PÚBLICO NA NOVA PASTA
A expectativa, inclusive, é de que o comando do transporte público da Região Metropolitana do Recife e intermunicipal do Estado passe a ser gerido pela pasta. Atualmente, o setor estava sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh), que será comandada por Simone Benevides, ex-secretária da Fazenda de Caruaru, reduto eleitoral de Raquel Lyra.
Se acontecer a mudança, a expectativa é positiva porque, na Seduh, o transporte público teve pouca atenção nas gestões do PSB.
CONFIRA OS NOVOS NOMES DO SECRETARIADO
Saúde: Zilda do Rego Cavalcanti
É formada em medicina pela UPE, desde 1990, e fez residência médica na Clínica Médica no Hospital Ana Nery em Salvador, Bahia. No mesmo estado, foi diretora do Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. É médica geriatra com área de atuação em medicina paliativa e mestra em medicina interna pela UFPE.
- SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: nova gestão vai encontrar obras da COPA DO MUNDO de 2014 e sistemas de TRANSPORTE PÚBLICO dependentes de subsídio
- SAIBA quem é SIMONE BENEVIDES, a nova SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO de PERNAMBUCO
- SECRETÁRIOS RAQUEL LYRA: confira quem será a nova SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO URBANO de PERNAMBUCO
Foi coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco e, hoje, coordena a residência de medicina paliativa do Imip, no Recife. Atualmente também é conselheira e secretária-geral do Cremepe e tutora de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).
Educação e Esportes: Ivaneide Dantas
Doutora em Administração pela Universidad Nacional de Misiones na Argentina, com mestrado e especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, e em Administração e Planejamento de Recursos Humanos pela Unicap. É bacharela em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco e em licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (PE).
RAQUEL LYRA, GOVERNADORA ELEITA, anuncia NOMES do SECRETARIADO
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas: Carolina Cabral
Carolina Cabral foi Secretária de Planejamento Orçamento e Gestão e também Executiva de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa em Caruaru. Graduada em Comunicação Social, tem especialização em Primeira Infância pela The London School of Economics and Political Science (LSE) & Bernard Van Leer Foudation e em Administração Pública pela Bloomberg Harvard City Leadership Iniciative.
Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha: Ana Luíza Ferreira
É bacharela em Administração de Empresas pela FCAP/UPE, mestre em Políticas Públicas pela University of Georgia/Athens, EUA, e doutora em Ciência Política (UFPE). Atua desde 2009 com financiamento para investimentos de longo prazo. É certificada pelo Instituto CFA em Investimentos ESG (investimentos que consideram o meio ambiente, o social e a governança). Iniciou sua carreira profissional no Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, DC, em 2008. Coordenou a implantação do primeiro escritório da Endeavor no Nordeste do Brasil e teve passagens pelo Citibank e Amcham.
Recursos Hídricos e Saneamento: José Almir Cirilo
É graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desde 1977, com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Engenharia Civil pela mesma instituição. Atualmente é professor titular da UFPE, Campus Acadêmico do Agreste.
Exerceu diversas funções de gestão nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente e ciência e tecnologia. Entre elas, secretário de Recursos Hídricos e Energéticos e secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco. Participou da diretoria do Comitê da Bacia do Rio São Francisco e foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. É membro das Academias de Engenharia e de Ciências de Pernambuco.
Chefia de Gabinete: Eduardo Vieira
É formado em administração de empresas e atuou como Chefe de Gabinete durante a primeira gestão da prefeita Raquel Lyra, sendo secretário de Governo na segunda gestão. Também trabalhou como Assessor Especial na Prefeitura de Caruaru.
OUTROS SECRETÁRIOS ANUNCIADOS
Nesta quinta-feira (29), Raquel Lyra havia apresentado os titulares da Secretaria de Defesa Social, a delegada Carla Patrícia Cunha; da Cultura, com o cantor e pesquisador Silvério Pessoa ; de Turismo e Lazer, que passará a ser chefiada pelo deputado federal Daniel Coelho (Cidadania); da Mulher com a filósofa e professora Regina Célia; de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que será comandada pela ex-secretária da Fazenda de Caruaru, Simone Benevides;
Também foram anunciados o titular de Comunicação, o cientista político Rodolfo Costa Pinto, bem como o novo presidente da Empetur, o advogado Eduardo Loyo, e a nova secretária-executiva de Imprensa, a jornalista Daniella Brito.