Existem diversas situações rotineiras nas quais fazem os motoristas serem multados. Porém, há ocasiões, no mínimo curiosas, que podem levar o motorista a ser autuado.
Por conta disso, conheça três situações inusitadas que podem causar multas, fazendo assim com que o mesmo não ocorra com você.
1. PASSAR E FAZER ULTRAPASSAGEM POR CARROS FÚNEBRES
Fazer a ultrapassagem por veículos que estejam fazendo cortejos fúnebres pode levar uma multa inusitada, além de uma situação, pelo menos, inusitada.
A infração é, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), considerada leve e está presente no artigo 205:
“Ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes”.
2. ADESIVAR PROPAGANDAS
Utilizar propagandas ou algum tipo de adesivo que leve a distração dos motoristas enquanto dirigem também entra no rol de multas curiosas.
A punição consta no artigo 111, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e preza pelo foco dos usuários no trânsito em si:
“é proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito”
A infração é considerada grave, fazendo o condutor levar 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa no valor de R$ 195,23
3. PASSAR EM POÇAS D'ÁGUA E MOLHAR PEDESTRES
Para quem é pedestre, é quase impossível nunca ter passado por esse tipo de situação. O que você pode não saber, é que a situação pode levar multa ao motorista.
O condutor que, deliberadamente fazer a ação, pode ser multado pelo artigo 171 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e ainda ganhar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, o condutor ainda receberá outra penalidade que se trata de uma multa no valor de R$ 130,16.