COLUNA MOBILIDADE

Multas no trânsito: confira os equipamentos que mais multam no Recife e quais as razões

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 07/08/2022 às 8:00
PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO
O Recife tem, atualmente 131 equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoram 74 faixas de rolamento da cidade - FOTO: PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A fiscalização eletrônica de trânsito, criticada por muitos motoristas, têm papel fundamental para reduzir os sinistros de trânsito nas ruas e avenidas das cidades (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda a razão).

Essa é uma informação fundamental que precisa preceder qualquer outra. Até porque, em média, são os equipamentos eletrônicos que respondem por mais da metade das notificações de infrações cometidas pelos motoristas.

Além disso, o déficit de agentes de trânsito é grande e, ao mesmo tempo, são muitas as infrações - como as de velocidade, as mais comuns no País, por exemplo - que só podem ser registradas por equipamentos eletrônicos aferidos.

CONFIRA a série MUTILADOS - AS VERDADEIRAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO

Mutilados: as vítimas mais sofridas do trânsito

Mutilados: O álcool ao volante, sempre ele

Mutilados: a velocidade fazendo mais e mais vítimas

Mutilados: negligência que mutila e destrói sonhos

Mutilados: são 200 mil a cada ano e R$ 500 milhões em indenizações no trânsito

Mutilados: sobreviventes sofrem e têm reabilitação lenta

E são os controladores e redutores de velocidade que respondem pela redução em até 40% dos números sinistros de trânsito com vítimas. Essa redução foi verificada nas rodovias federais brasileiras em levantamentos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

RANKING DOS EQUIPAMENTOS QUE MAIS MULTAM

O Recife tem, atualmente, segundo dados oficiais da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), 131 equipamentos de fiscalização eletrônica que monitoram 74 faixas de rolamento da cidade.

E que notificam desrespeito aos limites de velocidade, avanço de semáforo, parada sobre faixas de pedestres, restrições de circulação, em Faixas Azuis e conversões proibidas.

Berg Alves/JC Imagem
São os controladores e redutores de velocidade que respondem pela redução em até 40% dos números sinistros de trânsito com vítimas - Berg Alves/JC Imagem

Em 2021, os dez equipamentos que tiveram maior incidência mensal de infrações estão instalados, por ordem, nas seguintes vias: Rua Arquiteto Luiz Nunes (Imbiribeira); Cais de Santa Rita (São José); Avenida Dom João VI (marginal do Canal do Jordão, em Boa Viagem); Avenida Abdias de Carvalho (Bongi); Avenida Beberibe (Beberibe); Avenida Mascarenhas de Moraes (Imbiribeira); Avenida República do Líbano (na entrada da pista oeste da Via Mangue, no Pina); Avenida Agamenon Magalhães (Derby); Avenida Rui Barbosa (Aflitos); Avenida Antônio de Góes (Pina).

CONFIRA A série de reportagens POR UM NOVO TRANSITAR

Juntos, esses dez equipamentos respondem por uma média mensal de sete mil multas na capital. E, segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, as posições no ranking não costumam oscilar muito.

“É importante destacar que esses equipamentos seguem critérios para instalação e são aferidos. O principal critério é o risco de sinistro de trânsito, mesmo que não haja vítimas. E tudo regido pela Resolução do Contran 798/2020”, explica Taciana Ferreira.

ARTES JC
Os equipamentos que mais multam no Recife - ARTES JC

“Na busca pela segurança viária, são considerados, também, aspectos da via, como aclives, declives e curvas”, segue explicando.

“Temos alguns equipamentos instalados na cidade exatamente devido a essas características. O do Largo da Cabanga, por exemplo, é uma área de declive, aclive e em curva. Zeramos os registros no local”, exemplifica.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O equipamento que ocupou o primeiro lugar em notificações em 2021 fica instalado na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

LÍDER DE MULTAS

O equipamento que ocupou o primeiro lugar em notificações em 2021, instalado na Avenida Arquiteto Luiz Nunes, na Imbiribeira, já tem características diferentes, como explica Taciana Ferreira.

“No caso da Avenida Arquiteto Luiz Nunes, o alto risco era de atropelamento de pedestres. Estamos falando de uma via larga, que ganhou uma ciclofaixa - o que obriga a redução da velocidade para 40 km/h - e que corta uma comunidade com muitas travessias”, diz.

Segundo a presidente da CTTU, os registros dos equipamentos são sempre decrescentes.

Guga Matos/JC Imagem
Em média, são os equipamentos eletrônicos que respondem por mais da metade das notificações de infrações cometidas pelos motoristas - Guga Matos/JC Imagem

Comentários

Últimas notícias