O governo do presidente Lula (PT) anunciou que Pernambuco terá 22 projetos de infraestrutura de transporte desenvolvidos com prioridade até o mês de abril deste ano. A estratégia faz parte do Plano de 100 Dias do novo governo federal e destinará, em todo o País, R$ 1,7 bilhão para retomar e intensificar obras focadas na reestruturação e ampliação da malha rodoviária.
Mas, pelo menos no caso de Pernambuco, não há grandes obras, é importante destacar. De forma geral, são implantações e conclusões de obras d’ arte (como são definidas na engenharia civil a construção de passarelas, alças e pontes), sinalização horizontal de alguns trechos de BRs e poucos quilômetros de recapeamento e readequação da capacidade viária das rodovias - a chama duplicação das estradas.
Principalmente diante da precariedade da malha rodoviária não só pernambucana, mas também nacional, como apontado nas históricas pesquisas da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Para o Estado, a promessa é de que 12 obras sejam entregues à população pernambucana e outras nove tenham início em até quatro meses. Entre as rodovias que serão beneficiadas estão importantes eixos rodoviários para o turismo e o transporte de cargas, como as BRs 101, 104, 232 e 424. A coordenação do trabalho é do Ministério dos Transportes.
No pacote estão a duplicação de 11 quilômetros da BR-407, no Sertão pernambucano (rodovia que liga a Bahia ao Piauí, cortando Pernambuco por Petrolina), a instalação de uma nova passarela estaiada (suspensa) e a recuperação de outras três na BR-101, e a licitação para sinalização de 2.027,90 km de rodovias federais no Estado.
Segundo o Ministério dos Transportes, na BR-101 estão previstas obras de recuperação, com aplicação de microrrevestimento e sinalização horizontal, em três segmentos da rodovia. Os trechos ficam entre o km 0 e 51,60 (Região Metropolitana do Recife); km 104,60 e km 157,20; e km 157,20 ao 213,90 (Agreste do Estado).
Também será autorizada instalação de passarela estaiada na altura do quilômetro 82,30 da rodovia (em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife). Outras duas passarelas estaiadas, localizadas nos km 52,30 e 52,80 da BR-101 (em Paulista, no Grande Recife), têm previsão de conclusão em março. e, ainda na BR-101, será concluída uma outra passarela até abril, localizada no km 145 da rodovia (em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco).
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Para a BR-407, no Sertão do Estado, estão previstas para abril o início das obras de duplicação entre os km 115,50 e 124,60 e do 126,30 ao 124,50 (na região de Petrolina).
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Na BR-424, que corta o Agreste pernambucano, a promessa é de obras de manutenção, reabilitação e reconstrução nos km 92,20 e 126,60. Além de readequação da capacidade viária entre os km 0 e 20.
Na BR-104, no Agreste pernambucano, serão concluídas melhorias nos km 124,5 e 125,7. A rodovia também passará por obras de recapeamento, entre os km 43 e 72.
Já a BR-423, que liga São Caetano a Garanhuns (Agreste), terá obras de recuperação da drenagem entre os km 150 e 168; e de recapeamento do km 35 ao 70 e entre os km 100 e 190.
O Plano de 100 dias prevê, ainda, a conclusão de obras de microrrevestimento e sinalização horizontal nas BR-316 (Sertão do Estado), do km 218,30 ao km 253,30; e BR-428 (Sertão do Estado), do km 58 ao 103.
Já na BR-232, a previsão é de início dos serviços de recapeamento dos km 150 ao 212 (entre São Caetano e Pesqueira, no Agreste pernambucano).
Nacionalmente, os R$ 1,7 bilhão previstos no Plano de 100 Dias para a infraestrutura de transporte possibilitará a entrega de 861 quilômetros pavimentados, revitalizados e sinalizados até abril de 2023. No período, garante o governo federal, 72 pontes e viadutos serão revitalizados. Haverá, ainda, a retomada de mais 670 quilômetros de obras atualmente paradas por falta de verbas.