A possibilidade de tirar a CNH gratuita a partir do programa CNH Social foi lançada em alguns estados brasileiros, de forma que os inscritos possam fazer o processo da habilitação sem custos.
Mais de 40 mil documentos Tipo A e Tipo B foram beneficiados por esse programa, que depende da adesão dos estados e não está disponível em todas as unidades federais.
O QUE É CNH SOCIAL?
O programa CNH Social foi uma iniciativa do Governo Federal com conjunto com o Serviço Social do Transporte (SEST, Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e DETRAN.
O objetivo é ajudar pessoas de baixa renda a conseguir realizar o processo de adesão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita.
Criado em 2011, o CNH Social arca com o custo da prova teórica e prática de habilitação, além de oferecer orientações sobre o uso seguro do veículo, pela segurança no trânsito.
Os pré-requisitos para participar do CNH Social podem variar de acordo com a região, mas normalmente exigem que o candidato tenha, no mínimo, 18 anos completos e renda familiar mensal de até 2 salários mínimos.
ONDE O PROGRAMA DA CNH GRATUITA ESTÁ DISPONÍVEL?
Atualmente, 18 estados oferecem a possibilidade de acesso à CNH gratuita. Confira a lista abaixo:
- Acre;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Distrito Federal;
- Espírito Santo;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio Grande do Norte;
- Roraima;
- Tocantins;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí;
- Amazonas;
- Mato Grosso do Norte;
- Pará;
- Paraná;
- Santa Catarina.
A inscrição para participar do programa CNH Social e conseguir sua CNH gratuita pode ser realizada através do site do Detran do seu estado, caso esteja presente na lista acima.