Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
CARNAVAL 2023

UBER: como será a FISCALIZAÇÃO dos APLICATIVOS no CARNAVAL do RECIFE e OLINDA

Motoristas terão uma espécie de corredor de circulação para facilitar o embarque e desembarque de passageiros

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 14/02/2023 às 13:19 | Atualizado em 16/02/2023 às 17:00
A leitura do anúncio, feito nesta terça-feira (6/6), é de que a 99 está criando uma categoria para concorrer diretamente com o inDrive - DIVULGAÇÃO

Apesar de as Prefeituras do Recife e Olinda terem criado uma circulação especial para os veículos que fazem transporte de passageiros por aplicativo, como Uber, 99 e Indrive, os motoristas parceiros das plataformas devem estar atentos porque poderão ser multados caso não respeitem as condições impostas.

As notificações que deverão ser mais comuns serão parada e/ou estacionamento irregulares, infrações consideradas graves, que custam R$ 195,23 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor.

No caso do Recife, os motoristas de aplicativos terão acesso a algumas ruas que antes não tinham. De forma geral, poderão retornar pela Praça Tiradentes (Cais do Apolo), Rua do Imperador Dom Pedro II (Santo Antônio), Cais de Santa Rita, Avenida Nossa Senhora do Carmo e Avenida Dantas Barreto.

A intenção da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foi criar um roteiro para os motoristas de aplicativo seguirem, de forma a facilitar a circulação e o embarque e desembarque dos passageiros. O mesmo modelo foi adotado em 2020, com exceção do acesso pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e a Avenida Dantas Barreto.

ONDE O UBER PODERÁ CHEGAR NO CARNAVAL DO RECIFE

A CTTU explica que haverá uma espécie de corredor para os veículos circularem, realizarem embarque e desembarque, e retornos. Não será exigida uma identificação explícita dos motoristas, mas a fiscalização estará presente.

Não será exigida uma identificação explícita dos motoristas, mas a fiscalização estará presente - Foto: EBC

Os motoristas parceiros que insistirem em mudar a rota ou aproveitar para ficar parado na área poderão ser autuados por parada e estacionamento irregular. Além disso, também destaca a CTTU, no caso de um grande volume de veículos, essas entradas poderão ser temporariamente bloqueadas.

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A Prefeitura de Olinda também criou uma circulação especial para os apps, inclusive com a exigência de presença de passageiros para transpor alguns bloqueios. E, assim como no Recife, os condutores estarão passíveis das mesmas notificações de trãnsito. 

QUEM ENTRA PELA PONTE DO LIMOEIRO

Os veículos que chegam ao Bairro do Recife pela Ponte do Limoeiro (vindos da área norte da capital e do Grande Recife, por exemplo) farão o retorno pela Rua do Brum e Praça Tiradentes (Cais do Apolo).

QUEM ENTRA PELA AVENIDA SUL

Quem chega ao Bairro do Recife pela Avenida Sul, seguirá pela Dantas Barreto e terá que retornar pela Avenida Nossa Senhora do Carmo e Rua da Praia (Bairro de São José).

QUEM ENTRA PELO CAIS JOSÉ ESTELITA

Já os veículos de aplicativos que chegam ao Bairro do Recife pelo Cais José Estelita, seguirão pelo Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Praça Dezessete, retornando pela Rua do Imperador (Santo Antônio), Avenida Nossa Senhora do Carmo e Dantas Barreto.

VEJA COMO SERÁ A CIRCULAÇÃO DOS APLICATIVOS EM OLINDA

Os aplicativos de transporte vão ganhar uma circulação especial no Carnaval de Olinda. Segundo a prefeitura, os apps terão rotas alternativas, com acessos controlados e, em alguns casos, com a passagem condicionada a estar com passageiros.

ACESSO SUL (VINDO DO RECIFE)

O acesso por esta rota será permitido apenas para veículos com passageiros. O desembarque deverá ser realizado no início da Travessa do Piza, em Santa Tereza, numa área que será devidamente sinalizada.

Veículos vindos das seguintes vias:

- Avenida Presidente Kennedy (entre a Avenida Pan Nordestina e a Travessa do Piza, sentido centro);
- Travessa do Piza;
- Avenida Olinda

ACESSO NORTE (VINDO DE BAIRROS DE OLINDA E DE PAULISTA, por exemplo)

O acesso norte estará livre até os pontos controlados, sem a exigência de passageiros. Nestes corredores não será permitida a entrada de veículos não autorizados. O embarque e desembarque deverá ser realizado onde a sinalização permitir:

- Praça 12 de Março;
- Estrada do Bonsucesso

CRÍTICAS AO ESQUEMA

A Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape) não aprovou o esquema criados para o transporte por aplicativos e questionou, principalmente, a não criação de áreas específicas para o embarque e desembarque dos passageiros de aplicativos.

Para a entidade, os problemas serão os mesmos de 2020, quando o mesmo modelo foi adotado no Recife e em Olinda.

 

Veja os principais pontos:

- Fala-se em área de circulação, mas descumprem a própria legislação municipal, que obriga a criação de áreas de embarque e desembarque de passageiros em grandes eventos.

- Não terá nenhum bolsão para espera de viagens, portanto os veículos terão que está circulando, o que deverá ocasionar grandes congestionamentos e gasto excessivo de combustíveis.

- Fala-se em sinalização dos veículos, só que a própria lei municipal proíbe qualquer tipo de identificação dos veículos, com sinalização com o nome das plataformas Uber, 99 e InDrive.

- No comunicado da prefeitura, também informa que poderão fechar os acessos, caso haja congestionamentos, o que pela própria lógica do plano de mobilidade, vai acontecer.

- Estes locais, que a prefeitura apresenta como novidade, são os mesmos desde o último carnaval, porém sem nenhum tipo de estudo de frota, tráfego ou viabilidade.

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