Nesta sexta-feira (24), imagens da colisão e capotamento de um veículo durante a prática de um racha no Cais José Estelita, no bairro de São José, no Recife, vieram a público.
O local é um dos corredores mais antigos e importantes da capital, por estabelecer ligação entre áreas do Grande Recife: a Zona Sul com o Centro, e conta com fiscalização eletrônica.
Entenda, a seguir, o ocorrido:
RACHA PROVOCA CAPOTAMENTO
O fato ocorreu por volta da madrugada desta sexta-feira (24) e, de acordo com informações concedidas pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) ao Jornal do Commercio, a ocorrência foi registrada através da Central de Plantões da Capital.
Os envolvidos na colisão, condutor e ocupante, de 18 anos, foram encaminhados pela Polícia Militar à delegacia, sem ferimentos, por terem ultrapassado o limite máximo permitido na localidade e exercer a prática de Direção Perigosa.
Em nota, a PCPE afirmou:
Um inquérito policial foi instaurado e eles foram autuados em flagrante delito.Polícia Civil de Pernambuco.
A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) também emitiu nota a respeito do caso:
A Polícia Militar informa que uma equipe do 16º BPM tomou conhecimento, na madrugada de hoje (24), de um acidente entre veículos na avenida Cais José Estelita. Ao chegar no local, não havia feridos e populares informaram que o condutor estava em alta velocidade e realizava manobras arriscadas. Ele e os ocupantes do veículo foram conduzidos a Ceplanc para serem adotadas as medidas cabíveis.Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).
CTTU SE PRONUNCIA
Em nota, a CTTU afirmou desconhecimento da ocorrência do sinistro e informou não ter sido acionada no teleatendimento.
A Central também reforçou o papel legislativo na prática de rachas:
No Código de Trânsito Brasileiro, a prática derachaé mencionada nos artigos 173 e 174. O Artigo 173 estabelece como infração gravíssima a prática de disputar corrida. Em caso de flagrante, a multa é dez vezes o valor de R$ 293,47, além das medidas administrativas de recolhimento da habilitação e remoção do veículo. O dobro da multa deve ser aplicado em caso de reincidência dentro de 12 meses. O outro artigo é o 174, que fala sobre promover competição e eventos organizados com exibição de manobras sem autorização da autoridade de trânsito. A penalidade é a mesma.CTTU.
VÍDEO
Nas imagens a seguir, é possível ver o momento em que o carro colide com outro veículo e capota, durante o racha: