A mobilidade urbana, como sempre acontece, é a mais impactada pelas fortes chuvas. E nesta terça-feira (21/3), não está sendo diferente. Muitos bairros da Região Metropolitana do Recife amanheceram com muitos pontos de alagamentos, impedindo não só a circulação de carros, mas também de ônibus.
O bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife, foi um dos mais atingidos. Os ônibus que atendem a região e seguem para o Centro do Recife enfrentaram muitas dificuldades para circular. Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver o nível que as águas alcançaram.
O impacto na operação dos ônibus que atendem a Região Metropolitana do Recife tem sido grande. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), há vários pontos de alagamentos que prejudicam a operação do STPP:
Estrada da Batalha - Prazeres (Jaboatão dos Guararapes)
Avenida Mascarenha de Moraes - Imbiribeira (Recife)
Rodovia PE - 15 - Cidade Tabajara (Olinda)
BR-101 - Ponte dos Carvalhos (Cabo de Santo Agostinho)
TRÂNSITO IMPACTADO PELAS CHUVAS
Como previsto pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a madrugada e a manhã desta terça tem sido de chuva em boa parte da RMR. Por isso, a recomendação é que as pessoas evitem sair de casa.
Na Zona Sul do Recife, por exemplo, a entrada e a saída dos bairros do Pina e Boa Viagem estão comprometidos. Imagens que circulam nas redes sociais mostram veículos trafegando até na contramão na Avenida Domingos Ferreira, principal corredor viário de entrada dos bairros.
VEJA OS LOCAIS ONDE MAIS CHOVEU NESTA TERÇA-FEIRA (21/3)
As Avenidas Otacílio de Azevedo e Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife e com grande movimento por serem pontos comerciais da região, foram tomadas pela água. Imagens feitas pela população mostram a força das águas e o perigo de circular no trecho.
LEIA outras notícias sobre as CHUVAS em PERNAMBUCO AQUI
Na Ladeira da Betinha, que dá acesso ao Alto do Progresso e Alto Doutor Caeté, a água descia com muita força. Nos bairros de Afogados, Engenheiro do Meio e Torrões, na Zona Oeste, a chuva causou transtornos, assim como na Imbiribeira, na Zona Sul.
Ver essa foto no Instagram
Em Olinda, no Grande Recife, não foi diferente. Em poucas horas de chuva, a Avenida Leopoldina Canuto de Melo, no bairro de Caixa D’Água, foi tomada pela água.
E, segundo a previsão do tempo, os transtornos devem continuar. Às 6h45, a Apac emitiu um aviso meteorológico de chuvas entre moderada e forte válido para o Grande Recife, Mata Norte, Mata Sul e o Agreste do Estado.
ALERTA DA APAC RENOVADO
Por volta das 9h, a Apac renovou o estado de atenção e emitiu um alerta laranja, em que as chuvas são de moderadas a forte. Durante o dia, o acumulado deve ultrapassar os 50 mm.
Segundo a agência, as regiões mais afetadas pelas chuvas são a Mata Sul e, pela tarde, o Agreste.