Muita gente já sabe e, com certeza, deve ter passado por situações semelhantes e difíceis, mas não custa reforçar. Existem horários e dias menos ruins para pegar a estrada nos grandes feriados, como este, da Semana Santa.
A informação pode ser útil para os motoristas e passageiros. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fim da tarde da quinta-feira (6/4), a manhã da sexta-feira (7) são os piores dias para começar o feriadão.
Na volta, a partir do fim da manhã do domingo (9), até o início da noite, é o período que deve ser evitado.
Quinta-feira - Entre 17h e 18h
Sexta-feira - O trânsito deve fluir melhor, mas pode ficar mais intenso a partir do meio da manhã
Domingo - A partir do final da manhã até o início da noite (meio-dia às 18h)
OBRAS DA BR-232 NA SAÍDA DO RECIFE
O governo de Pernambuco, como já esperado, não conseguiu liberar por completo para o feriado da Semana Santa 2023 as seis faixas que estão sendo construídas na BR-232, no trecho que está sendo alargado, na altura do bairro do Curado, na Zona Oeste do Recife e principal saída da capital para o interior do Estado.
SEMANA SANTA: confira como será a SAÍDA do RECIFE devido às OBRAS da BR-232
Apesar do avanço da concretagem das duas pistas - 97% já realizado -, há um trecho de 100 metros que permaneceu em asfalto na pista no sentido Recife-Interior, e outro de 300 metros na pista no sentido contrário (Interior-Recife).
SEMANA SANTA: vai pegar a ESTRADA? Cuidado com os PERIGOS da BR-232 e da rota para NOVA JERUSALÉM
A expectativa do governo é que a situação seja bem melhor do que na Semana Santa de 2022. Mesmo assim, os motoristas devem se organizar para tentar pegar a estrada - na ida e na volta do feriadão - mais cedo e, para quem for útil, optar por rotas de fuga - principalmente na volta do feriadão.
Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), os 6,8 km de pistas em obras - entre a bifurcação com a BR-101 e a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e o entroncamento com a BR-408, no Curado - estão praticamente concretados, ficando apenas esses dois pontos ainda no asfalto.
Para ajudar na circulação dos veículos, o governo de Pernambuco suspendeu as obras de alargamento da BR-232 desde a quarta-feira (5/4). Os trabalhos foram interrompidos e só retornarão na segunda-feira (10), após o feriadão.