MORTES NO TRÂNSITO crescem pelo segundo ano consecutivo no Brasil

DataSus mostra que o Brasil não começou bem a Segunda Década de Segurança no Trânsito
Roberta Soares
Publicado em 09/05/2023 às 13:27
Mortes no trânsito aumentaram no País, mesmo com a pandemia de covid-19, aponta DataSUS Foto: PRF/DIVULGAÇÃO


O Brasil segue matando demais no trânsito. Nem mesmo a pandemia de covid-19, que trancou a maioria da população em casa por meses, foi suficiente para tornar os motoristas menos irresponsáveis ao volante. Ao contrário, a velocidade e a mistura de álcool e direção explodiram.

Os dados mais atualizados do DataSUS do Ministério da Saúde, fechados esta semana, apontam que o trânsito no Brasil matou 33.813 em 2021. Esse número representa um crescimento de 3,5% em relação a 2020, quando o País teve 32.716 mortes.

Embora de dois anos atrás, os dados de 2021 são os mais atualizados pelo DataSus, que mantém um hiato superior a um ano para fechar as estatísticas de mortes no trânsito.

O DataSUS considera os códigos CID-10 V01 a V89, ou seja, vítimas pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

MORTES NO TRÂNSITO CRESCEM PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A quantidade de óbitos anuais no trânsito brasileiro cresceu pelo segundo ano consecutivo em 2021. Levantamentos realizados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) com foco nos anos de 2020 e 2021, e pela Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, apontam essa constatação.

As 33.813 mortes por sinistros de trânsito de 2021 representam um aumento de 1.097 óbitos em comparação aos dados de 2020. A variação percentual de 3,35% em 2021 foi similar aos aumentos ocorridos em 2014 e 2012.

REPRODUÇÃO - Estatística do DataSUS mostra que o número de mortes no trânsito aumentou em 2021 (Dados gerais por anos)

MORTES NO TRÂNSITO CRESCERAM MAIS NO SUL DO PAÍS E TIVERAM REDUÇÃO NO NORDESTE

Considerando as macrorregiões do Brasil, o Sul apresentou o maior aumento percentual de mortes no trânsito, atingindo 7,21% de crescimento. Em ordem decrescente, segue a região Centro-Oeste com um aumento de 6,56%, região Sudeste com 4,36% e região Norte com aumento de 0,95%.

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O Nordeste, acreditem, foi a única região do País que apresentou redução nos números de mortes no trânsito, com uma variação de -0,26%. Mesmo assim, a redução representa uma estabilidade nos números da região.

ÓBITOS POR ESTADO

Em relação às mortes no trânsito por Estados, os que apresentaram os maiores aumentos percentuais na quantidade de óbitos entre 2020 e 2021 foram:

Amapá: 41%
Tocantins: 12%
Mato Grosso: 11%

Por outro lado, os Estados que mais apresentaram reduções na quantidade de mortes no trânsito foram:

Acre: -17%
Pará: -5%
Alagoas: -5%

MOTOCICLISTAS SEGUEM SENDO AS PRINCIPAIS VÍTIMAS

Os motociclistas seguem sendo as principais vítimas do trânsito. Representaram 43,8% dos mortos, seguidos dos ocupantes de automóveis e caminhões (26,6%), dos pedestres (19,5%). Os ciclistas aparecem como 5,0% das vítimas.

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Segundo o ONSV, considerando o modo de transporte em que a vítima se encontrava durante o sinistro, os modais com maiores aumentos percentuais entre 2020 e 2021 foram os caminhões (definido como “veículo de transporte pesado” pelo DataSUS), com uma variação de 13%, e ônibus, com uma variação de 12%. Mesmo assim, eles ainda são os modais com menor quantidade de óbitos registrados.

Houve um aumento reduzido na morte de ocupantes de motocicleta entre 2020 e 2021, apresentando uma variação de quase 1%. Considerando outros modos mais vulneráveis, como o pedestre e o ciclista, houve um aumento de 5% e 2%, respectivamente, na quantidade de óbitos.

Ainda segundo a análise do ONSV, os modais caminhão e ônibus tiveram as maiores variações. Há cinco anos, eles são os modais que menos se envolvem em mortes no trânsito.

MAIO AMARELO E SEGUNDA DÉCADA DE SEGURANÇA VIÁRIA

“Não começamos bem a Segunda Década de Segurança no Trânsito”, afirma o coordenador Nacional da Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, Dante Rosado, definindo o incômodo resultado do DataSUS.

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“Incomoda pois deveríamos diminuir as mortes em 6,7% ao ano para podermos alcançar a meta de redução de 50% no final de 2030. Então não começamos bem a segunda década da ONU. Isto significa que teremos que fazer mais esforços nos próximos anos”, alerta.

“Outro alerta é que é o segundo ano consecutivo com aumento. O dado de 2021 comprova portanto que interrompemos a série histórica de redução que vinha desde 2015. É preciso fazer uma ressalva de que foram anos ainda sob o efeito da pandemia, o que acende o sinal amarelo para todos”, diz.

FAIXA ETÁRIA DAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO NO BRASIL

Considerando o sexo das vítimas, em 2021 o trânsito matou predominantemente pessoas do sexo masculino, representando 83% dos óbitos. A faixa etária dominante ainda é a de 20 a 24 anos, repetindo o cenário nacional de mais de uma década.

Considerando apenas as vítimas fatais do sexo feminino, a faixa etária com um maior aumento de mortes entre 2020 e 2021 foi a acima de 80 anos, com uma variação de 25%. Por outro lado, a faixa etária com a maior redução foi a de 20 a 24 anos, atingindo uma variação de quase -7%.

Considerando as vítimas fatais do sexo masculino, a faixa etária com o maior aumento de mortes entre 2020 e 2021 foi a de 70 a 74 anos, com uma variação de 21%. A faixa etária com a maior redução foi a de 10 a 14 anos, com uma variação de -14%.

Na análise, o ONSV alerta que é preciso estar atento aos idosos no trânsito.

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