Desde da última sexta-feira (30), cerca de 40 mil cartões do Bilhete Único foram bloqueados nas catracas de ônibus de São Paulo.
Entre os bilhetes afetados estão os das modalidades de crédito comum, estudante, vale transporte e idoso (60 a 64 anos).
A SPTrans se pronunciou acerca da falha e sobre o que pode ser feito pelos usuários de transporte público na capital paulista: "a SPTrans pede desculpas e informa que todos os cartões serão trocados gratuitamente".
Como a demanda foi alta pela substituição do passe, as pessoas bloqueadas poderão usar o ônibus, trem e metrô gratuitamente até que o problema seja resolvido.
Como andar de graça?
De acordo com a prefeitura e o governo, o passageiro deve mostrar a mensagem de bloqueio no validador do ônibus ou na catraca de metrô ou trem.
É possível saber a situação do seu bilhete no site da SPTrans.
Como trocar o bilhete único?
Os passageiros com os bilhetes bloqueados devem comparecer a um posto de atendimento da SPTrans para análise. Se o passe foi realmente afetado pela falha, será emitida uma segunda via sem custos.
É preciso levar um documento com foto para ter o novo bilhete. Os créditos dos passageiros serão restituídos nos novos cartões em até 72 horas.
Os postos de atendimento funcionam das 6h até às 22h e os endereços podem ser encontrados no site da SPTrans