Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRANSPORTE

GREVE DO METRÔ: Metroviários rejeitam proposta da CBTU e retomam greve no Grande Recife

Segundo o sindicato dos metroviários de Pernambuco, 100% da frota será paralisada

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 10/08/2023 às 20:17 | Atualizado em 10/08/2023 às 20:19
Greve dos metroviários durou quase um mês após duas paralisações de 24h e 48h - André Monteiro/ Tempus Comunicação

Os metroviários de Pernambuco rejeitaram a proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e decidiram, em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (11), manter a greve da categoria por tempo indeterminado.

Em audiência de conciliação na manhã desta quinta-feira (10), mediada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), foi proposto um reajuste de 3,45% no salário dos metroviários.

“É um absurdo, uma proposta indecente. Nós não esperávamos isso do governo Lula”, disse o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.

Segundo o sindicato, 100% da frota será paralisada. O Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) havia determinado o retorno de 60% em horários de pico e 40% nos demais períodos. 

“É hora de dar a resposta, a gente vai radicalizar. Greve total, não tem isso de 40% ou 60%, não. É 100% de frota parada”, afirmou o vice-presidente do Sindmetro-PE, Assis Filho.

 

Audiência de conciliação no MPT que tenta mediar acordo entre CBTU e metroviários - MPT/DIVULGAÇÃO

O percentual proposto pela CBTU, vale destacar, está bem abaixo da última reivindicação da categoria, que era de 7%. Anteriormente, os metroviários chegaram a pedir um aumento de 25% no piso salarial.

Leia Também

NEGOCIAÇÕES SE ARRASTAM HÁ SEMANAS

Anteriormente, na última segunda-feira (07), o MPT e o TRT-6 discutiram a suspensão da greve por 48 horas, para que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estaduais (Sest) pudesse analisar a proposta, encaminhada pelo MPT.

A proposta incluiu um reajuste salarial de 7% e progressão na carreira até o nível 110. Mas foi recusada pela Sest, que representa o governo federal.

A paralisação dos metroviários começou na última quarta-feira (02/08). Desde então, ocorreram duas audiências pré-processuais no TRT6 para buscar um acordo.

Metroviários fizeram passeata pelo Centro do Recife em defesa da greve e contra a privatização do Metrô - BETO DLC/JC IMAGEM
Metroviários e CBTU Recife voltaram a sentar mediados, agora, pelo MPT, para tentar acordo. Categoria fez uma passeata pelas ruas do Centro do Recife no dia 4/8 - BETO DLC/JC IMAGEM

No primeiro dia de greve, após a análise da liminar do dissídio coletivo ajuizado pela CBTU, o tribunal decidiu que 60% da frota do metrô deveria ser retomada no Grande Recife nos horários de pico da manhã e noite e 40% no restante do dia.

O descumprimento da determinação prevê o pagamento de multa de R$60 mil por dia. Os metroviários fizeram um acordo com a CBTU para operar com 100% da frota nos picos e fechar todas as 29 estações nos outros horários.

Veja momento em que os METROVIÁRIOS do Grande Recife votam por GREVE na noite do dia 2/8

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS