Embora esteja no pacote de investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o Metrô do Recife segue com o seu futuro na mesma situação de indefinição. O sistema metroferroviário metropolitano vai receber R$ 4 milhões do novo programa, dentro do subeixo de mobilidade urbana sustentável, que serão utilizados para estudos sobre uma possível requalificação.
Além de pouco diante da dimensão dos problemas do metrô - que precisaria de R$ 2,5 bilhões a R$ 4 bilhões para se reerguer -, os recursos do Novo PAC são exclusivos para estudos. Assim, o Metrô do Recife segue no Plano Nacional de Desestatização (PND) do governo federal e na iminência de ser privatizado.
O sistema metropolitano transporta, atualmente, 160 mil passageiros por dia e enfrenta uma greve com adesão de 100% dos metroviários que foi decretada, suspensa e retomada na quinta-feira (10). A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que gere o metrô, não quis comentar o assunto. Afirmou que o posicionamento seria via Ministério das Cidades.
Apesar da situação do Metrô do Recife, o entendimento do setor metroferroviário é de que o transporte de passageiros sobre trilhos ganhou protagonismo no programa federal com 15 projetos contemplados.
A afirmação é da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). “Pela primeira vez, o setor metroferroviário, que trata da mobilidade urbana dos cidadãos, foi contemplado de forma efetiva dentro do PAC. Quinze projetos foram contemplados, entre estudos e retomada, conclusão e novas obras”, afirmou a ANPTrilhos.
“A ANPTrilhos recebe com satisfação o anúncio de 15 projetos de transporte de passageiros sobre trilhos como parte do novo PAC. A Associação entende e valida a urgência de todos os projetos apresentados”, destacou Roberta Marchesi, Diretora Executiva da ANPTrilhos.
Treze projetos são da área Mobilidade Urbana Sustentável, do eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes, sendo oito deles para obras e cinco projetos para estudos. São eles:
1)AL-Maceió-Transporte Ferroviário-Estudo
2)PB-João Pessoa-Transporte Ferroviário-Estudo
3)PE-Recife-Requalificação Metrô-Estudo
4)RJ-Rio de Janeiro-Linha 3 do Metrô-Estudo
5)RN-Natal-Transporte Ferroviário-Estudo
6)BA-Salvador e Lauro de Freitas-Sistema Metroviário-Obra
7)CE-Fortaleza-Metrô de Fortaleza - Linha Leste 1-Obra
8)CE-Fortaleza-Metrô de Fortaleza - Linha Leste 2-Obra
9)DF-Brasília-Expansão do Metrô Ceilândia-Obra
10)DF-Brasília-Modernização do Metrô-Obra
11)SP-São Paulo-Extensão da Linha 2 Verde do Metrô Trecho Vila Prudente-Penha e Penha-Guarulhos-Obra
12)SP-São Paulo-Extensão da Linha 9 CPTM - Grajaú/Varginha-Obra
13)SP-São Vicente, Santos,VLT Baixada Santista-Obra
Na área Ferrovia, do eixo do Transporte Eficiente e Sustentável, dois projetos de transporte ferroviário de passageiros foram contemplados:
1)SP-Trem de Passageiros Intercidades - SP-Campinas-Investimentos das concessões existentes e nova-Obra
2)Nacional-Estudos, projetos e planejamento - cargas e passageiros-Estudos, projetos e planejamento - cargas e passageiros - Nacional-Estudo
O Novo PAC do governo Lula foi lançado nesta sexta-feira (11/8), no Rio de Janeiro, e prevê investimentos totais de R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil nos próximos quatro anos. Serão R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 0,3 trilhão após 2026.
Os investimentos com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) somam R$ 371 bilhões; o das empresas estatais, R$ 343 bilhões; financiamentos, R$ 362 bilhões; e setor privado, R$ 612 bilhões.
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