Usar o transporte público para chegar ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, ficou mais fácil. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está expandindo o Expresso Aeroporto, trem que liga a capital paulista ao aeroporto e, a partir desta sexta-feira (1º/9), também será possível embarcar na estação Palmeiras-Barra Funda.
Assim, será possível a ligação direta da Zona Oeste de São Paulo com o terminal de passageiros. Atualmente, o Expresso Aeroporto parte apenas da Estação da Luz, no Centro da capital paulista, seguindo até a Estação Guarulhos-Cecap. Agora, sairá também do final da linha na Zona Oeste.
Na volta do aeroporto, no sentido Palmeiras Barra-Funda, o Expresso Aeroporto faz uma parada a mais na Estação Brás. Segundo a CPTM, os horários de operação continuam os mesmos, com trens partindo de hora em hora, a partir das 5h, e seguindo até a meia-noite. Agora, a partida começará às 5h na Estação Barra Funda.
POUCO IMPACTO NO TEMPO DE VIAGEM
O prolongamento, entretanto, impactará muito pouco no tempo da viagem. A previsão é de que todo o percurso seja feito em 36 minutos. Antes, era de 32 minutos entre a Estação da Luz e Guarulhos. O preço da viagem segue sendo R$ 4,40, o mesmo das demais linhas da CPTM. O embarque na Barra Funda será na plataforma dez.
Segundo Pedro Moro, presidente da companhia de trens, a expansão deverá atender quem vem do interior e de outros estados e desembarca no terminal de ônibus, além de passageiros da linha 3-vermelha do metrô e das Zonas Sul e Norte da cidade.
"A inauguração foi possível por causa da conclusão das obras na Luz e na própria Barra Funda", afirmou o executivo, que fez a viagem inaugural até o aeroporto na manhã desta quinta-feira (31/8). Para a população em geral, o primeiro embarque de passageiros será às 5h desta sexta.
OUTRAS OPÇÕES PARA CHEGAR AO AEROPORTO DE GUARULHOS
A linha 13-jade, com média de 20 mil passageiros ao dia até o aeroporto, também faz a ligação entre a capital paulista e o Aeroporto Internacional de São Paulo, a partir da estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste. Nos dias úteis, o intervalo entre os trens é de 20 minutos, e varia de 15 a 35 minutos aos sábados e domingos.
O problema é que, atualmente, os terminais do aeroporto ficam a 2,5 km da estação da CPTM, o que obriga os usuários a pegarem um ônibus (gratuito) para completar o deslocamento.
As obras para a utilização de um "people mover", uma espécie de trem para levar as pessoas até os terminais, estão previstas para serem entregues no primeiro semestre do ano que vem.
AEROMÓVEL LIGANDO AO AEROPORTO
O Aeromóvel, trem que roda sobre trilhos, é composto de dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Com partida a cada quatro minutos, a estimativa é que transporte até 2 mil pessoas por hora em cada sentido.
A promessa do Estado é de que não haverá custo a mais para o usuário, que pagará apenas a passagem do trem que o levará até Guarulhos.