O Aeroporto de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está mais perto do que longe de virar um terminal de passageiros com mais voos diários e, principalmente, com destino a cidades estratégicas do País, como São Paulo e Brasília. E, assim, deixar de ser dependente do Aeroporto Internacional do Recife para qualquer tipo de voo.
A perspectiva é de que entre os meses de outubro e novembro deste ano seja concluído um procedimento técnico que permitirá o terminal receber voos noturnos e, assim, tornar-se mais atrativo às companhias aéreas. A previsão foi dada pelo prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, em entrevista ao Programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta segunda-feira (18/9).
De acordo com o prefeito, o Aeroporto Oscar Laranjeiras depende apenas da homologação pelo governo federal do balizamento noturno instalado no terminal desde o segundo semestre de 2022. Com essa homologação, o aeroporto estará apto a operar com voos comerciais e com grandes aeronaves, indo além do único voo em operação atualmente, ligando Caruaru e o Recife.
“Assim, o terminal estará apto a começar a operar comercialmente, além dos voos privados que hoje recebe. Desde 2017 que tentamos viabilizar o aeroporto como um terminal não só de passageiros, mas também de cargas, e agora está mais perto, sem dúvida”, afirmou o prefeito.
Para quem não sabe, o balizamento noturno é um sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso, táxi e estacionamento de aeronaves. Esse sistema permite que o piloto identifique a localização exata da pista de pouso a grandes distâncias durante voos noturnos ou em situações de visibilidade reduzida.
NOVO MINISTRO DE PORTOS E AEROPORTOS DEU NOVO FÔLEGO
A modernização do Aeroporto de Caruaru ganhou novo fôlego por duas razões: além da conclusão da instalação do balizamento noturno no terminal, a posse do deputado federal pernambucano Silvio Costa Filho como ministro de Portos e Aeroportos também ajudou. O ministro já afirmou que irá fazer investimentos nos terminais municipais para fortalecer a operação regional. E citou nominalmente o Aeroporto de Caruaru.
Em conversa com o JC, o prefeito Rodrigo Pinheiro garantiu que o terminal tem demanda já identificada por companhias aéreas - principalmente a Azul, que tem um hub aéreo no Recife - para voos com destino a São Paulo e Brasília, por exemplo.
-
AEROPORTO DO RECIFE: terminal vai ganhar quatro novas pontes de embarque -
Chegar de transporte público ao AEROPORTO de GUARULHOS, em SÃO PAULO, ficou mais fácil. Veja como usar -
AEROPORTO DO RECIFE: Aena Brasil instala novo equipamento de orientação de POUSOS para reduzir desvios de VOOS -
AEROPORTO DO RECIFE: FAB diz que religamento do sistema de orientação de POUSOS depende da AENA BRASIL e VOOS seguem sendo DESVIADOS no Recife
“Com o balizamento noturno homologado e a infraestrutura disponível atualmente, o Aeroporto de Caruaru terá a mesma capacidade operacional de terminais do porte da Ilha de Fernando de Noronha (PE) e de Campina Grande (PB). Não só para o transporte de passageiros, mas também de cargas”, diz o prefeito.
“A infraestrutura viária, que é responsabilidade da Prefeitura de Caruaru, está bem avançada com a pavimentação do acesso ao polo industrial, onde o aeroporto está localizado, a partir da BR-232. E, no caso da necessidade de uma expansão, os terrenos vizinhos ao terminal podem ser disponibilizados a qualquer momento porque pertencem ao município”, afirmou.
O sistema de balizamento noturno é homologado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, ligada ao Ministério de Portos e Aeroportos.