Com informações da Agência Estado
Na corrida pela eletrificação da mobilidade urbana - mais do que urgente pela crise climática do planeta e sufocamento das nossas cidades - , o transporte individual segue levando vantagem em relação ao transporte público coletivo por ônibus.
Mais uma vez, a indústria automobilística mostra sua força mundial. Volkswagen, Mercedes-Benz e BMW entraram na corrida pelo setor de veículos elétricos global. Embora ainda muito atrás de Tesla e BYD, que monopolizam o setor, a Volkswagen é a terceira maior empresa do mundo em desenvolvimentos de elétricos.
INVESTIMENTO DE 380 BILHÕES DE EUROS EM PESQUISAS E FÁBRICAS
E a indústria tem investido pesado no estudo e desenvolvimento de carros elétricos. Os fabricantes de automóveis alemães, como grupo, orçaram 380 bilhões de euros em pesquisa, desenvolvimento e construção de fábricas nos próximos cinco anos, principalmente focados na eletromobilidade, afirma o grupo lobby da indústria VDA.
Mercedes e BMW estão lançando modelos elétricos de luxo que poderão desafiar a Tesla daqui a dois ou três anos. As grandes margens dos seus consumidores de veículos à gasolina permitem grandes recursos para a dispendiosa transição elétrica, diz Philippe Houchois, chefe de investigação automóvel na Europa e nos EUA no Jefferies.
Porém, a VW tende a não resistir por tanto tempo, diz Ferdinand Dudenhoeffer, diretor do Centro de Pesquisa Automotiva na Alemanha, já que perdeu um quarto de seu valor no ano passado e tem um formato de governança, que a assemelha a uma estatal.