As obras de reconstrução e requalificação da rodovia estadual PE-017, mais conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foram retomadas pelo governo de Pernambuco.
Os trabalhos começaram ainda na antiga gestão estadual, em setembro de 2021, com a promessa de urbanizar e oferecer segurança viária à rodovia, mas enfrentou algumas paralisações. Agora, foram retomados pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), via Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), com investimento de R$ 34,1 milhões.
A Estrada da Muribeca é um importante eixo de integração entre a BR-101 e a área de Jaboatão Centro. São mais de 24 mil veículos circulando diariamente na rodovia, que segundo o Estado agora está entrando na reta final das intervenções.
Dos 12 quilômetros da via, estão sendo finalizados os últimos quatro quilômetros, com previsão de entrega em março de 2024. A rodovia tem tráfego pesado de caminhões que transportam cargas dos Centros de Distribuição de Jaboatão dos Guararapes e dos ônibus que atendem aos conjuntos residenciais da Muribeca e Marcos Freire.
A autorização para o reinício das obras de restauração da PE-017 foi dada pela governadora Raquel Lyra, durante a última etapa do Programa Ouvir para Mudar, no dia 27 de setembro.
ANDAMENTO DA OBRA
Atualmente, segundo o governo de Pernambuco, estão em andamento os trabalhos de restauração da base do pavimento da rodovia no sentido da BR-101. E, ainda, a instalação de bueiros do tipo tubular triplo metálico construídos pelo método não destrutível, que têm 1,6 metros de diâmetro cada.
VEJA a situação de degradação da Estrada da Muribeca na série JC nas ESTRADAS
Insegurança viária por toda parte na Estrada da Muribeca, no Grande Recife
Problemas da Estrada da Muribeca, no Grande Recife, começam ainda na BR-101
Governo de Pernambuco promete uma Estrada da Muribeca mais resistente e organizada
Projeto de restauração, infelizmente, não prevê ciclovia na Estrada da Muribeca, no Grande Recife
A instalação dos bueiros está sendo feita através de nova tecnologia, sem danificar o pavimento ou necessitar de interdição do tráfego de veículos. Também serão realizadas restauração de pontes, a implantação do novo sistema de drenagem e da camada de asfalto em CBUQ (Concreto Betumino Usinado a Quente).
Além da nova sinalização horizontal, com a pintura da pista, e da vertical, com placas de trânsito, além da instalação do sistema de iluminação com lâmpadas LED nos pontos de travessias urbanas e acessos situados ao longo de toda a via.