A gigante da mobilidade urbana, Uber, resolveu esboçar uma reação diante do aumento dos sinistros de trânsito envolvendo motoqueiros e passageiros no País, provocados pelo crescimento do serviço de transporte com motocicletas, como Uber e 99 Moto.
Vai ajudar os motoqueiros parceiros a usar o capacete da forma correta e segura, atendendo as exigências da legislação de trânsito.
A iniciativa da gigante da mobilidade é estratégica e muito bem vinda. Isso porque os motociclistas representam quase metade das vítimas do trânsito em regiões do País como o Nordeste e o Norte, e quase 30% em outras regiões, como o Sudeste - segundo o DataSus.
Além disso, como o serviço - criado no fim de 2021 e início de 2022 - só cresce no País - especialmente em cidades do N/NE - os casos de vítimas das motos também vêm sofrendo uma explosão.
No Recife, por exemplo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano Recife viu o atendimento de vítimas de quedas e colisões com motocicletas aumentar nos sete primeiros meses de 2023. Foram 706 registros a mais do que o mesmo período de 2022.
PARCERIA COM A ALIANÇA GLOBAL DE SEGURANÇA VIÁRIA
A Uber vai apoiar a Aliança Global de ONGs para a Segurança Viária, colegiado de organizações não governamentais que implementam programas e fazem lobby para iniciativas de segurança rodoviária em todo o mundo, para criação de um grupo de trabalho global composto por especialistas em segurança viária, que desenvolverá ferramentas para aumentar a disponibilidade de capacetes seguros, acessíveis e eficazes.
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As ONGs estão na linha de frente da defesa pelo uso de capacetes em motocicletas, leis, padrões e fiscalização. As ferramentas desenvolvidas vão reunir estudos de caso bem-sucedidos de ONGs ao redor do mundo, que podem inspirar outras organizações a promover o aumento do uso seguro de capacetes em seus países.
CAPACETES CORRETOS PARA REDUZIR MORTES
A estratégia da Uber parte da constatação técnica e amplamente divulgada de que o uso correto de capacetes de qualidade pode reduzir o risco de morte em um sinistro de trânsito em 39% e diminuir o risco de lesões graves em 72%. “À medida que o uso de motocicletas continua a crescer significativamente em países de baixa e média renda, o aumento do uso de capacetes ajudará a reduzir as 1,3 milhão de mortes que ocorrem nas estradas em todo o mundo anualmente”, diz a Uber em texto encaminhado aos jornalistas.
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A empresa pontua, inclusive, que só campanhas educativas não vão resolver. É preciso ações concretas. “O aumento da utilização de capacetes não pode ser alcançado simplesmente por meio da educação dos motociclistas sobre os benefícios de segurança. É preciso leis abrangentes, fiscalização, promoção e aplicação dessas leis. Para atingir esse objetivo, os usuários de motocicletas devem ter acesso a capacetes seguros e acessíveis que atendam às normas nacionais ou internacionais”, segue.
Segundo material encaminhado pela Uber, o grupo irá considerar os obstáculos para o uso seguro de capacetes, incluindo disponibilidade, falta de padrões e concepções equivocadas, explorando como superar essas barreiras com base nas experiências das ONGs.
O material, entretanto, não fala em doação ou preços mais acessíveis para a aquisição dos capacetes pelos motoqueiros-parceiros.