A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) , criticou o esforço estadual anterior por lançar pacotes de obras rodoviárias que não eram estatais e sem recursos garantidos , mesmo com trechos aparentemente previstos nos projetos. Segundo governador, a nova gestão praticamente passou o ano de 2023 trabalhando para curá-los e retomar projetos paralisados.
As críticas de Raquel Lyra foram feitas durante o debate sobre a avaliação de um ano de gestão na Rádio Jornal , nesta quarta feira (06/12), para serem questionadas e de forma alguma pretenderem lançar um plano de requalificação das ruas de Pernambuco. Isso porque, durante os 16 anos de gestão do PSB, foram lançados dois pacotes pelos ex-governadores Eduardo Campos (Caminhos da Integração) e Paulo Câmara (Caminhos de Pernambuco). Cada um tem prêmio anunciado de R$ 2 bilhões para a recuperação de quase 2 mil quilômetros de estradas.
“O Estado conhece a situação em que se encontram as estradas, ou quantas fábricas foram abandonadas nos últimos dois anos. Nossas estradas são absolutamente intransitáveis ??pela população sem sentido de ir e vir. E muitas das obras lançadas não têm recursos garantidos. Alguns amarrei trechos para dois projetos. Foram obras que as pessoas só assistem na TV. “Não viram acontecer”, afirmou.
REQUALIFICAÇÃO DA PE-15, RUA DE MURIBECA E BR-232 COM PROBLEMAS
Entre os exemplos citados pelo governador estão as obras da PE-15, principal corredor de transporte público do Grande Recife que está sendo reconstruído desde o início de 2022, com diversos atrasos; e a PE-17, mais conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, que ficou paralisada por dois trechos incluídos no projeto original.
Outro exemplo dado por Raquel Lyra foi o prolongamento da BR-232 na saída do Recife , que conta com aditivos no valor de R$ 58 milhões para incluir intervenções que não estavam no projeto original. No caso das baias de ônibus, alterações no projeto do aterro, drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação pública, construção de passarela de pedestres em frente ao Hospital Pelópidas Silveira, instalação de grades no viaduto Metrorec, além de duas obras de conservação e manutenção serviço de estradas.
UM ANO PARA AJUSTAR FALHAS DEXADAS
“Temos que fazer um primeiro diagnóstico, para garantir que os projetos estão corretos e adequados. Isso foi necessário para plotá-lo para casa. Depois de identificar os problemas, começamos a procurar dinheiro. E nós nos pegamos. Garantimos a garantia de empréstimo que Pernambuco conseguiu obter, no valor de R$ 3,4 bilhões, em conjunto com a Caixa e o Banco do Brasil”, afirmou Raquel Lyra.
“Para se ter uma ideia do que conseguimos, Pernambuco tem 20% dos dois recursos de empréstimos que todos os estados poderiam obter no país. Agora, estamos usando esse dinheiro. Para levar aditivo PE-15, PE-17 ou BR-232, por exemplo, veja. Não é só o Grande Recife. “Estamos aplicando também o interior do Estado”, frisou a governadora.