Os painéis interativos, conhecidos como Abrigo Amigo (Guarded Bus Stop) e que fazem o acompanhamento virtual dos passageiros do transporte público nas paradas e estações, têm se mostrado eficientes. Segundo dados do VLT Carioca, em apenas dois meses de implantação, foram realizados quase 80 acionamentos do serviço. E, como esperado, a maioria foi feita exatamente à noite, quando a população - especialmente as mulheres - sente-se mais desprotegida.
O VLT Carioca já tem seis estações das 29 estações com o projeto Abrigo Amigo. Em todas elas, o período mais acessado tem sido das 20h à meia noite, com pico das 20h às 21h – horário que coincide com o término da jornada de trabalho na maioria dos estabelecimentos do centro.
A estação Santos Dumont do VLT, a primeira a receber o serviço, é a líder de chamados, respondendo por 70% deles. Na sequência, as estações mais demandadas foram Sete de Setembro e São Bento, todas também no Centro.
DEZ ESTAÇÕES DO VLT CARIOCA JÁ ATENDIDAS
O VLT Carioca é o único sistema de transporte público a oferecer o serviço no Rio de Janeiro. Inaugurou o primeiro abrigo em setembro e expandiu para as paradas Antônio Carlos, Carioca, Saara, Sete de Setembro e São Bento. E, até o fim do ano, outras quatro receberão o benefício (Candelária, Colombo e Paradas dos Museus e dos Navios).
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O Abrigo Amigo é fruto da parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia, que ganhou, em 2023, o Leão de Ouro em Cannes, na França, com o projeto.
ENTENDA COMO FUNCIONA O ABRIGO AMIGO
O Abrigo Amigo foi criado para minimizar a sensação de insegurança das pessoas, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus, trens e VLTs, por exemplo, desacompanhadas à noite.
A ferramenta fica disponível nos painéis eletrônicos já existentes nas paradas ou estações que, durante o dia, exibem conteúdo publicitário. E, das 20h às 5h, passam a ter uma função a mais. As telas publicitárias digitais serão adaptadas para realizar chamadas de vídeo durante o período noturno.
Com acesso à internet, com microfones e câmeras noturnas, os equipamentos podem acionar a central de atendimento da empresa, oferecendo companhia até a chegada do transporte público.
Os passageiros podem acionar um botão virtual para iniciar a interação, por vídeo chamada, em tempo real, com uma atendente. O contato dura até o momento de embarque no transporte. Além disso, caso alguma necessidade seja identificada, os operadores podem acionar a Polícia Militar ou outros serviços públicos.