Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
HABILITAÇÃO

CNH: candidatos terão mais tempo para tirar a primeira CNH no País. Entenda

Prorrogação de prazo para conclusão do processo de habilitação, por 12 meses, beneficia 2 milhões de brasileiros

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 27/12/2023 às 16:18 | Atualizado em 27/12/2023 às 18:45
Candidatos beneficiados não conseguiram concluir formação de condutor de veículos automotores e elétricos - JC IMAGEM

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), autoridade máxima em legislação de trânsito no País, decidiu prorrogar em 12 meses o prazo para retirada da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de candidatos que não conseguiram concluir o processo iniciado em 2019. Assim, as pessoas terão até o dia 31 de dezembro de 2024 para se formarem condutores nas categorias desejadas.

A decisão, assinada pelo presidente do Contran e ministro dos Transportes, Renan Filho, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27/12). A prorrogação vai beneficiar diretamente 2 milhões de brasileiros, que estão enfrentando dificuldades para retirar a habilitação ou concluir o processo, ainda como efeito da pandemia de covid-19.

O processo de formação de condutores possui várias etapas, que vão desde exames médicos, de aulas teóricas e práticas até a realização provas junto ao Detran para se habilitar ou adicionar nova categoria à sua habilitação. Normalmente, o candidato tem 12 meses para fazer os exames, as aulas e as provas de habilitação. 

Em 2022, o Contran também decidiu fazer a prorrogação pelas mesmas razões e porque os Detrans não têm conseguido dar conta da demanda de candidatos.

PERNAMBUCO

Prova pratica CNH - Detran-PE

O Detran-PE, assim como todos os Detrans do País, também fez a prorrogação em um ano da retirada das CNHs. Mas, o diretor-geral do órgão, André Trajano, alerta para que os candidatos não adiem a conclusão dos processos de habilitação.

Leia Também

"Indicamos que o usuário procure concluir seu processo o mais breve possível e não deixe, mais uma vez, para finalizar em cima da hora. É mais uma oportunidade que os candidatos à primeira habilitação terão para concluir seu processo e seguir com o pleito para a emissão da sua primeira habilitação", orientou.

No caso de Pernambuco, os agendamentos podem ser feitos diretamente pelo candidato no site do órgão (www.detran.pe.gov.br) ou por meio das autoescolas.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS