A Coluna Mobilidade teve acesso à proposta técnica sobre o custo do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) elaborada pelo governo de Pernambuco e que será analisada na reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), nesta quinta-feira (22/2).
Sem a decisão política do governo de Pernambuco de não aumentar a passagem, o reajuste que cobriria todos os custos do sistema de ônibus teria que ser de 40%. Aumento, vale ressaltar, que seria suportado pelo passageiro. Apenas.
E a chamada tarifa técnica (que é o valor real da tarifa que cobriria o custo da operação) teria que ter um reajuste de 23%, também de acordo com o estudo do governo. Para se ter ideia, os valores das passagens subiriam da seguinte forma:
Anel - Tarifa 2022 (quando houve o último reajuste) - Tarifa 2024
Anel A - R$ 4,10 para R$ 5,05
Anel B - R$ 5,60 para R$ 6,90
Anel G - R$ 2,70 para R$ 3,30
Linha 041 - Setúbal (Opcional) - R$ 5,15 para R$ 6,30
Linha 064 - Piedade (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
Linha 072 - Candeias (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
Linha 160 - Gaibu/Barra de Jangada, Via Paiva (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
Linha 191 - Recife/Porto de Galinhas (S/Ar) - R$ 13,70 para R$ 16,80
Linha 195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional) - R$ 20 para 24,70
Linha 214 - UR-02/Ibura (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
Linha 224 - UR-11/Jordão (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
Linha 342 - Curados (Opcional) - R$ 7,70 para R$ 9,50
CONFIRA A PROPOSTA TÉCNICA NA ÍNTEGRA:
Nota Tecnica_Passagens_2024 by Roberta Soares on Scribd
ENTENDA A PROPOSTA DO GOVERNO DE PERNAMBUCO
O governo de Pernambuco decidiu que não vai propor o aumento das passagens na reunião do CSTM e que também irá propor a implantação de um bilhete tarifário único para todo o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP).
Será chamado de Bilhete Único Metropolitano.
Assim, todas as linhas iriam operar com o Anel A (atualmente no valor de R$ 4,10 e utilizado por mais de 80% dos passageiros), provocando a extinção do Anel B, que custa R$ 5,60 e usado por 15% dos usuários - em sua maioria em linhas mais longas e periféricas. Na utilização das linhas integradas, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização do sistema.
-
Aumento zero das passagens deve ser aprovado pelo Conselho de Transporte Metropolitano. Entenda -
Governo de Pernambuco não vai propor aumento das passagens dos ônibus no Grande Recife e criará bilhete tarifário único -
AUMENTO PASSAGENS ÔNIBUS: governo recua e reunião do Conselho que pode votar aumento das passagens é adiada para depois do Carnaval -
AUMENTO DAS PASSAGENS: tarifas de ÔNIBUS, METRÔS e TRENS vão subir em janeiro? Entenda
“Essa proposta beneficia mais de 700 mil pessoas, em toda a Região Metropolitana do Recife, que passariam a ter apenas um anel. É uma medida que visa proporcionar mais facilidade para os usuários que utilizam o transporte público diariamente. As pessoas que moram longe do seu local de trabalho serão as mais beneficiadas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Para cobrir o déficit da operação, o Estado está disposto a aumentar o subsídio público que vem transferindo para o sistema desde que a licitação das linhas de ônibus foi parcialmente realizada e que em 2023 chegou a R$ 250 milhões por ano. A expectativa é de que sejam necessários mais R$ 60 milhões para cobrir a unificação dos anéis e o não realinhamento tarifário.